A RESSIGNIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DO SUBPROJETO “VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE LACTENTES E PRÉ-ESCOLARES” DO PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Diante da pandemia da COVID-19, a sociedade precisou modificar seu modo de vida, para controlar o avanço da doença, através do distanciamento social. Com isso, o trabalho no meio acadêmico, incluindo projetos que entrelaçam pesquisa, ensino e comunidade, tiveram que se adaptar à nova realidade. Sendo assim, o artigo objetiva apresentar a experiência da equipe do PET-Saúde/Interprofissionalidade “Vigilância do desenvolvimento de lactentes e pré-escolares” durante o período de distanciamento social, destacando as barreiras e estratégias adotadas. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, realizado por docentes e discentes integrantes do projeto. Dentre as estratégias adotadas estão: realização de reuniões de equipe, de tutoria e entre os subprojetos do PET-Saúde/Interprofissionalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro via web; criação de um perfil no Instagram® para o projeto; construção de um grupo no WhatsApp® com usuários; e participação da equipe em webinars, webconferências e lives sobre interprofissionalidade, situação pandêmica e assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil. Ao analisarmos todas as estratégias, foi possível identificar três barreiras principais: (1) a instabilidade da conexão da internet dos membros do grupo, em especial dos discentes; (2) a fragilidade do vínculo com os usuários; e (3) a dificuldade em aprimorar a competência colaborativa de atenção centrada no usuário, diante do trabalho remoto. Além disso, percebeu-se o quanto o comprometimento e automotivação dos membros da equipe foram e continuam sendo necessários para a manutenção das atividades no sentido do alcance dos objetivos do projeto.
Palavras-chave: SARS-CoV-2; COVID-19; distanciamento social; PET-Saúde/Interprofissionalidade; ressignificação.