ENCONTROS ONLINE SOBRE SEXUALIDADE E SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19 COM MULHERES QUE REALIZARAM O PROCEDIMENTO DE MASTECTOMIA

Autores

  • Beatriz Pereira da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Susana Engelhard Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Andresa Aguiar dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Paloma Ruivo Sant'Ana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo
  • Thalyne de Sá da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Resumo

A partir da pandemia de COVID-19, deflagrada no ano de 2020, foram desenvolvidas medidas para a redução da transmissão do vírus que impactaram em mudanças a nível mundial. Para restabelecer algumas atividades, a internet serviu como uma estratégia. Com essa nova conformação, muitas práticas de saúde adquiriram formato virtual para dar continuidade ao suporte e ações educativas. Mediante isso, o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação Sexual (PET Sexualidade) desenvolveu atividades remotas com mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia e que estiveram anteriormente em atividade de grupo presencial com a equipe no ano de 2019. Busca-se neste trabalho relatar a experiência de implementação de atividades desenvolvidas em modalidade de encontros virtuais durante o distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19, compreendendo-as como um dispositivo alternativo de educação em saúde. Um grupo online foi ofertado pelo PET Sexualidade durante os meses de julho a dezembro do ano de 2020 junto ao público considerado. Ocorreram dez encontros e dentre os temas abordados, destacaram-se alterações na rotina devido ao distanciamento social, atividades realizadas neste período, informações sobre COVID-19, autocuidado, bem-estar, revisitação e valorização da história pessoal das participantes. Participaram seis mulheres com idade média de 60 anos, sendo observadas oscilações em suas frequências. Dentre os principais resultados, foi possível observar a importância do fomento a reflexões acerca da sexualidade e sua relação com diferentes temas relacionados à saúde, autoestima, bem-estar, religião, importância do distanciamento social, adequação de novas atividades de lazer no ambiente doméstico, além do aprendizado mútuo ao longo dos encontros através da construção do conhecimento. A atividade relatada estimula um espaço de educação em saúde, além de contribuir para o processo formativo das discentes envolvidas e para o desenvolvimento de estratégias metodológicas de intervenção em sexualidade e saúde.

Biografia do Autor

Beatriz Pereira da Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Discente de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação sexual do IFRJ- Campus Realengo.

Susana Engelhard Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Docente de Psicologia dos cursos de graduação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Farmácia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo.

Andresa Aguiar dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Discente de Fisioterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação sexual do IFRJ- Campus Realengo.

Paloma Ruivo Sant'Ana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Discente de Fisioterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação sexual do IFRJ- Campus Realengo.

Thalyne de Sá da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Discente de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação sexual do IFRJ- Campus Realengo.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA