APRENDIZADO INTERATIVO EM MOVIMENTO HUMANO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO DE MODELOS ANATÔMICOS
Resumo
Metodologias ativas de ensino têm sido cada vez mais utilizadas no processo ensino-aprendizagem. Colocar os conceitos relacionados a planos e eixos de movimento, movimentos osteoarticulares e tipos de contração muscular em perspectiva auxilia na compreensão - e não apenas na memorização - dessas relações. O objetivo deste trabalho foi, através de um projeto de construção e posterior apresentação de modelos anatômicos a serem utilizados como material didático, estimular o processo de reflexão sobre tais relações e avaliar essa proposta pedagógica. A avaliação da compreensão dos conceitos e da relação entre eles se deu na apresentação propriamente dita, registrada em vídeo. Adicionalmente, outras avaliações foram realizadas na ocasião da reapresentação dos modelos num evento de extensão, pelos próprios transeuntes que visitaram a exposição. Os resultados foram considerados extremamente satisfatórios pelos professores, pelos próprios estudantes envolvidos e pelos visitantes da exposição – professores, estudantes, e membros da comunidade externa ao IFRJ/Campus Realengo.