IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

Resumo

Esse artigo tem como objetivo descrever a trajetória da implantação da disciplina de Inovação Tecnológica nos cursos de graduação em Química, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Essa ação emergiu do processo de implantação e disseminação da cultura inovadora, promovida pelo NIT e iniciado com oferecimento de palestras. Nesse momento, foram coletadas percepções de alunos sobre inovação, que após analisadas, mostraram-se equivocadas ou incompletas. Essa análise derivou na necessidade de oferecer a disciplina já na graduação com a intenção de se amadurecer os conceitos da inovação no futuro profissional. O restante do relato reúne as informações acerca das atividades pedagógicas implantadas até o momento. A disciplina vem ganhando relevância pela tendência neoliberal que a política atual fomenta, que incentiva o empreendedorismo e a inovação. O fato de o IFRJ contar com uma disciplina dessa natureza em cursos de graduação que não sejam da área de direito ou de administração configura-se numa inovação educacional, e por si só sinaliza que a formação oferecida na instituição está atenta para as necessidades do mercado.

Biografia do Autor

Lêda Glicério Glicério Mendonça, IFRJ

graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e em Licenciatura em Química (2006). Atualmente faz parte do corpo docente do Bacharelado em Farmácia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia e na Graduação Tecnológica de Química, ministrando disciplinas de Deontologia, Boas Práticas de Fabricação e Inovação Tecnológica. Realiza pesquisa na área de Ensino em Ciências e Saúde (Especialização, Mestrado e Doutorado). Atualmente assume a Coordenação Geral de Inovação Tecnológica subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, além da suplência da Coordenação da Graduação em Farmácia. Atua também como Editora-gerente da Revista Científica Eletrônica Ciências&Idéias, publicação direcionada ao público interessado nas discussões da área de Ensino em Ciências e Matemática. http://lattes.cnpq.br/2976092635844829

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Publicado

2020-03-03

Edição

Seção

DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS