IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Esse artigo tem como objetivo descrever a trajetória da implantação da disciplina de Inovação Tecnológica nos cursos de graduação em Química, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Essa ação emergiu do processo de implantação e disseminação da cultura inovadora, promovida pelo NIT e iniciado com oferecimento de palestras. Nesse momento, foram coletadas percepções de alunos sobre inovação, que após analisadas, mostraram-se equivocadas ou incompletas. Essa análise derivou na necessidade de oferecer a disciplina já na graduação com a intenção de se amadurecer os conceitos da inovação no futuro profissional. O restante do relato reúne as informações acerca das atividades pedagógicas implantadas até o momento. A disciplina vem ganhando relevância pela tendência neoliberal que a política atual fomenta, que incentiva o empreendedorismo e a inovação. O fato de o IFRJ contar com uma disciplina dessa natureza em cursos de graduação que não sejam da área de direito ou de administração configura-se numa inovação educacional, e por si só sinaliza que a formação oferecida na instituição está atenta para as necessidades do mercado.