FATORES ASSOCIADOS AO MAU DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Raíssa Silva Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por três sintomas básicos: a falta de atenção, impulsividade e hiperatividade. É categorizado em três subtipos: 1) com predomínio de desatenção; 2) com predomínio de hiperatividade e 3) combinado.  Possui grande associação com comorbidades, sendo mais comuns:  transtornos de aprendizagem, depressão e ansiedade. Suas primeiras manifestações ocorrem na infância, porém se tornam mais evidentes a partir da entrada da criança na escola, a partir da percepção mais clara dos sintomas em comparação com outros alunos da mesma faixa etária. Ainda assim, o diagnóstico geralmente é fechado a partir dos sete anos, após observação da criança em diferentes ambientes. Sabe-se que o TDAH é considerado um grande desafio, pois afeta negativamente a vida pessoal, social, escolar e profissional dos sujeitos que o tem. No entanto, no presente artigo foram abordados apenas os prejuízos no contexto escolar, caracterizados pelo mau desempenho das crianças diagnosticadas com o transtorno. Deste modo, este estudo teve o objetivo de identificar e descrever quais são os possíveis fatores associados ao mau desempenho escolar de crianças com TDAH e para isso, realizou-se revisão da literatura nacional a respeito do tema. Os artigos revisados complementaram-se em suas análises sobre o desempenho escolar de crianças com TDAH e apontaram déficits cognitivos, psicomotores, comorbidades, algumas características do próprio ambiente escolar e relações familiares fragilizadas como fatores principais associados ao insucesso escolar dos educandos que tem o transtorno. Deste modo, é de suma importância que este assunto não deixe de ser explorado, pois a ampliação de informações a respeito do TDAH é uma potente ferramenta para a melhor compreensão dos alunos, além de contribuir para a reestruturação de práticas pedagógicas, terapêuticas, familiares e fortalecimento da rede de apoio necessária para que essas crianças consigam ter um bom desempenho escolar.

Biografia do Autor

Raíssa Silva Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Acadêmica do curso de Terapia Ocupacional do IFRJ - Campus Realengo.

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Publicado

2020-03-03

Edição

Seção

ALUNOS TERAPIA OCUPACIONAL