A CONSULTORIA COLABORATIVA ENTRE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Autores

  • Mariangela Dias Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Resumo

A inclusão escolar ainda é um processo e, esbarra em diferentes barreiras para que o aluno com alguma necessidade específica realmente se desenvolva, apesar da legislação garantir esse direito. As necessidades específicas exigem um olhar de diferentes áreas para favorecer o desempenho das atividades que envolvem o cotidiano escolar. Dessa forma, o terapeuta ocupacional, um profissional da área da saúde e, que estuda o fazer humano, pode ser importante no trabalho em conjunto com o professor. Esse trabalho pode se dar na forma de uma consultoria colaborativa. Pensando nisso, esse artigo consiste em uma revisão bibliográfica, onde se buscou na literatura estudos que abordassem a atuação do terapeuta ocupacional com o professor. A partir desses estudos foi possível observar que as necessidades específicas dos alunos são múltiplas e, a estratégia que terapeutas ocupacionais mais tem lançado mão são os recursos de tecnologia assistiva. As pesquisas descrevem resultados positivos para a intervenção do terapeuta ocupacional com o professor dentro do contexto escolar. Porém, apesar da importância e potência do trabalho colaborativo da saúde e educação, para facilitar a inclusão escolar do aluno com necessidades especificas, ainda é preciso avançar para se chegar a essa realidade.

Biografia do Autor

Mariangela Dias Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Realengo

Graduanda do curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional pelo IFRJ

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Publicado

2020-03-03

Edição

Seção

ALUNOS TERAPIA OCUPACIONAL