BAKHTIN E VYGOTSKY: RELAÇÕES DIÁLOGICAS EM TORNO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ivo Di Camargo Junior PPGE-UFSCAR
  • Valdemir Miotello Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin. Vygotsky. Ideologia. Dialogia. Alteridade.

Resumo

Este trabalho oferece ao leitor uma visão dialógica entre Mikhail Bakhtin e seu Círculo e Lev S. Vygotsky. As aproximações teóricas que ambos têm foram evidenciadas, na constatação de que suas ideias e conceitos em muito se aproximam, em especial a questão da ideologia, arte, psicologia, mediação da vida pela linguagem e o signo, entre outros. O ensaio procura mostrar ao leitor que as convergências entre ambos denotam um valor pela alteridade, pelo social e cultural. Por fim, um diálogo sobre o valor de ambos para a educação, pois sendo ambos professores, Bakhtin e Vygotsky em muito contribuem para um novo entendimento na área da psicologia, estudos da linguagem, arte e educação.

 

Biografia do Autor

Ivo Di Camargo Junior, PPGE-UFSCAR

Mestre e Doutor em Linguística – UFSCar

Valdemir Miotello, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente aposentado – PPGL - UFSCar

Referências

BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal, 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAKHTIN, M. O freudismo: um esboço crítico. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BAKHTIN, M.M. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra direto do russo. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

BAKHTIN, M.M; DUVAKIN, V. Mikhail Bakhtin em diálogo – Conversas de 1973 com Viktor Duvakin. São Carlos : Pedro & Joao Editores, 2008

BEZERRA, P. “Freud à Luz de uma Filosofia da Linguagem”. In: BAKHTIN, M. M. O Freudismo: um esboço crítico. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BRAIT, B. Entre a cena e a pedagogia, o dialogismo. In: GONÇALVES, J. Teatro e universidade: Cena. Pedagogia. [Dialogismo]. São Paulo: Hucitec, 2019, p.11-15.

FREITAS, M. T. de A. Nos textos de Bakhtin e Vigotski. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção de sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

GERALDI, J.W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In: FREITAS, M.T. et. al. (orgs.). Ciências humanas e pesquisas: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.

MACHADO, I. A. Entrevista concedida a Rastros - Revista do Núcleo de Estudos de Comunicação. Joinville, SC, ano VII, edição 7, outubro de 2006, p.1-75.

PONZIO, L. Ícone e afiguração: Bakhtin, Malevitch, Chagall. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2019.

STAM, R. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo, Ática, 1992.

TARIDIF, M. Os Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes. 1999

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L.S. (2000). Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, Ano XXI, n. 71. : Campinas, p.21-44. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/hgR8T8mmTkKsNq7TsTK3kfC /?lang=pt Acesso em 05 jul. 2023.

VIGOTSKY , L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VOLÓCHINOV, V.N. A construção da enunciação e Outros ensaios. São Carlos-SP; Pedro e João Editores, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-20