Editorial

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Resumo

A partir da publicação dos PCN na década de 90 e, em 2018, da BNCC, que normatiza o ensino de Língua Portuguesa na educação básica, o quê e como ensinar em sala de aula têm sido importantes tópicos discutidos tanto entre professores como pesquisadores. No lugar da análise de palavras e frases soltas e descontextualizadas, o texto passou a ser o objeto de ensino de Língua Portuguesa. Os gêneros textuais, que circulam socialmente, suas intencionalidades comunicativas, a forma de organização, a seleção de estruturas linguísticas e estilo ganharam, ou pelo menos deveriam, espaço na sala de aula. Essa mudança de abordagem trouxe uma grande dúvida entre os docentes que é o de como associar o ensino de textos (leitura e produção), então, atrelado a aspectos gramaticais de forma produtiva, dentro dos contextos comunicacionais concretizados em gêneros. Por isso, este número reúne textos acadêmicos que visam a discutir o ensino de gramática, os seus desafios e as suas perspectivas a fim de compartilhar experiências que possibilitem novas práticas, e reflexões teóricas que contribuam com a construção de um ensino de língua produtivo na educação básica, buscando construir um pensamento reflexivo e crítico dos alunos.

Biografia do Autor

Aline Menezes, Colégio Pedro II

Mestra em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Docente do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II

Cristiane Barbalho, Colégio Pedro II

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente do Departamento de Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II

Dennis Castanheira, UFF

Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2023-07-14