As espadas, o lápis e a sala de aula
proposta de atividade pedagógica com a obra O espadachim de carvão, de Affonso Solano, no Ensino Médio
Palavras-chave:
O Espadachim de Carvão, Efeitos de Sentido, Ensino de LínguaResumo
Este trabalho objetiva análise do romance O espadachim de carvão (2013), de Affonso Solano, e posterior proposição de atividade pedagógica. A obra em questão foi indicada para o Ensino Médio pelo Programa Nacional do Livro Didático Literário 2018, sendo, portanto, atividades de pesquisa envolvendo o livro de Solano necessárias para melhor recepção do texto em sala de aula e desenvolvimento pedagógico. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir da análise do livro, tendo como embasamento teórico as reflexões apresentadas por Mikhail Bakhtin (2013) a respeito da relação da estilística e o ensino de língua. Adota-se, para tanto, a pesquisa bibliográfica como metodologia.
Referências
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.
BRAIT, B. Lições de gramática do professor Mikhail M. Bakhtin. In. Bakhtin, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua materna. Trad. Sheila Grilo e Ekaterina Vólkiva Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018 - Literário. Brasília: MEC/SEB, 2018.
MINDMINERS. Estudo original: Dia do Orgulho Geek 2018. Disponível em <https://mindminers.com/blog/dia-do-orgulho-geek-2018/>. Acesso em 23 mai. 2023.
SÉRIE animada do Espadachim de Carvão - trailer CCXP 2019. São Paulo, 2019. 1 vídeo (4:14). Publicado pelo Affonso Solano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dmU_G0hKqzY. Acesso em: 5 jan. 2020.
SOLANO, A. O Espadachim de Carvão. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
TOZONI-REIS, M. Modalidades de pesquisa em Educação. In: TOZONI-REIS, Marília. Metodologia da Pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2009.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bárbara Nascimento Ribeiro, Felipe Gonçalves Figueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor que publica seu manuscrito no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias concorda com os seguintes termos:
a) o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
b) o autor tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
c) o autor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).