Ensino de Língua Portuguesa no século XXI: pesquisa, teoria e prática
Keywords:
Resenha, Ivo da Costa do Rosário, Monclar Guimarães Lopes, Ensino de Língua Portuguesa no século XXIAbstract
Trata-se de uma Resenha.
References
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016[1979].
______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo. Martins Fontes, 2011.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros discursivos ou textuais? In: ______. Gêneros no con-texto brasileiro: questões[meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017. p. 17-32.
BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
BUZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia(org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 139-161.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.
COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na escola. Veredas, v. 11, n. 2, p. 78-86, 2007.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Villaça. Linguística textual: introdução. São Paulo, Cortez, 1983.
FERES, Beatriz dos Santos. O ato de ler numa perspectiva interativa: os níveis de construção de sentido dos textos. In: DIAS, André; FERES, Beatriz dos Santos; ROSÁRIO, Ivo da Costa do (orgs.). Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. p. 29-42.
______. Leituras, identidades e seleção de textos. In: ROSÁRIO, Ivo da Costa; LOPES, Monclar Guimarães. (orgs.). Ensino de Língua Portuguesa no século XXI. Pesquisa, teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2022. p. 89-115.
FIORIN, José Luiz. Os gêneros do discurso. In: ______. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2011. p. 55-69.
FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola, 2006[1987].
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. 5ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 19-36.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais no ensino de língua. In: ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 145-225.
NITERÓI. Secretaria Municipal de Educação. Minuta do referencial curricular municipal – Ensino Fundamental/Língua Portuguesa. Niterói, 2020.
SANTOS, Leonor Werneck dos.; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Cláudia de Souza. Práticas de linguagem e PCN: o Ensino de língua portuguesa. In: Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 184-207.
______.; TEIXEIRA, Cláudia de Souza. Correção e avaliação de textos. In: PALOMANES, Roza; COELHO, Fábio André. (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 23-42.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
VIEIRA, Sílvia Rodrigues. O lugar da(s) gramática(s) nas aulas de língua portuguesa: tradição, norma, variedade e descrição. In: ROSÁRIO, Ivo da Costa; LOPES, Monclar Guimarães. (orgs.). Ensino de Língua Portuguesa no século XXI. Pesquisa, teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2022. p. 155-183.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Cristina Vieira Bastos, Júlia Vieira Correia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor que publica seu manuscrito no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias concorda com os seguintes termos:
a) o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
b) o autor tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
c) o autor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).