Ensino de Língua Portuguesa no século XXI: pesquisa, teoria e prática

Authors

Keywords:

Resenha, Ivo da Costa do Rosário, Monclar Guimarães Lopes, Ensino de Língua Portuguesa no século XXI

Abstract

Trata-se de uma Resenha.

References

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016[1979].

______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo. Martins Fontes, 2011.

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros discursivos ou textuais? In: ______. Gêneros no con-texto brasileiro: questões[meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017. p. 17-32.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.

BUZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia(org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 139-161.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

COSCARELLI, Carla Viana. Gêneros textuais na escola. Veredas, v. 11, n. 2, p. 78-86, 2007.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Villaça. Linguística textual: introdução. São Paulo, Cortez, 1983.

FERES, Beatriz dos Santos. O ato de ler numa perspectiva interativa: os níveis de construção de sentido dos textos. In: DIAS, André; FERES, Beatriz dos Santos; ROSÁRIO, Ivo da Costa do (orgs.). Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. p. 29-42.

______. Leituras, identidades e seleção de textos. In: ROSÁRIO, Ivo da Costa; LOPES, Monclar Guimarães. (orgs.). Ensino de Língua Portuguesa no século XXI. Pesquisa, teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2022. p. 89-115.

FIORIN, José Luiz. Os gêneros do discurso. In: ______. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2011. p. 55-69.

FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola, 2006[1987].

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. 5ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais no ensino de língua. In: ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 145-225.

NITERÓI. Secretaria Municipal de Educação. Minuta do referencial curricular municipal – Ensino Fundamental/Língua Portuguesa. Niterói, 2020.

SANTOS, Leonor Werneck dos.; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Cláudia de Souza. Práticas de linguagem e PCN: o Ensino de língua portuguesa. In: Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 184-207.

______.; TEIXEIRA, Cláudia de Souza. Correção e avaliação de textos. In: PALOMANES, Roza; COELHO, Fábio André. (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 23-42.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

VIEIRA, Sílvia Rodrigues. O lugar da(s) gramática(s) nas aulas de língua portuguesa: tradição, norma, variedade e descrição. In: ROSÁRIO, Ivo da Costa; LOPES, Monclar Guimarães. (orgs.). Ensino de Língua Portuguesa no século XXI. Pesquisa, teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2022. p. 155-183.

Published

2023-07-14