Nós, Quaresma e Troia
Um relato de experiência pedagógica
Palavras-chave:
Pedagogia crítica, Multiletramentos, Leitura e produção de textos, Triste fim de Policarpo QuaresmaResumo
O texto relata uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Federal no Rio de Janeiro. Trata-se de um Semanário de leitura da obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Inspirada na pedagogia crítica de Paulo Freire (2017) e na perspectiva teórica e prática dos multiletramentos (cf. GNL, 2021; ROJO & MOURA, 2012), a atividade proposta se vale da vivência dos adolescentes com as NTCIs visando produzir uma leitura crítica coletiva da obra mais célebre de Lima – um dos autores mais geniais e discriminados da literatura brasileira. Ao fim, quer-se mostrar que investir em nós é uma estratégia eficaz para lidar com vários nós muito comuns na sala de aula de Língua Portuguesa.
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