Nós, Quaresma e Troia

Um relato de experiência pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia crítica, Multiletramentos, Leitura e produção de textos, Triste fim de Policarpo Quaresma

Resumo

O texto relata uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Federal no Rio de Janeiro. Trata-se de um Semanário de leitura da obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Inspirada na pedagogia crítica de Paulo Freire (2017) e na perspectiva teórica e prática dos multiletramentos (cf. GNL, 2021; ROJO & MOURA, 2012), a atividade proposta se vale da vivência dos adolescentes com as NTCIs visando produzir uma leitura crítica coletiva da obra mais célebre de Lima – um dos autores mais geniais e discriminados da literatura brasileira. Ao fim, quer-se mostrar que investir em nós é uma estratégia eficaz para lidar com vários nós muito comuns na sala de aula de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Paula da Silva Alves, Colégio Pedro II

Mestranda no ProfLetras Nacional (UFRJ), Especialista em Especialista em Educação de Jovens e Adultos (Faculdades Signorelli)

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (campus Engenho Novo II)

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Publicado

2023-07-14