Gêneros textuais e Morfossintaxe
reflexões sobre o ensino de gramática
Palavras-chave:
Gêneros textuais, MorfossintaxeResumo
O ensino de Língua Portuguesa recebe muitas críticas por não trazer, de modo assertivo, aplicabilidade às mais diversas necessidades sociocomunicativas do usuário da língua. A análise linguística sobressai em relação às atividades de leitura, de interpretação e de produção de textos, sem que se observe a sua importância nessas práticas. Pretende-se, neste artigo, apresentar modelos de análise de textos pertencentes a diferentes gêneros (Koch, 2008), a fim de que, a partir das aulas, se possa ter o domínio de uso linguísticas em contextos sociocomunicativos. Foram selecionados textos pertencentes aos gêneros propaganda, manchete, notícia e poema, com o propósito de evidenciar que as escolhas morfossintáticas podem auxiliar na orientação argumentativa intencionalmente elaborada pelo locutor. Busca-se refletir, com base na análise desses textos, sobre estratégias que podem ser utilizadas a serviço da construção de sentido do texto.
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