Perspectivas para o ensino de grau dos substantivos na Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Ensino de gramática. Flexão. Derivação. Grau.

Resumo

O ensino de língua materna ainda é um tema amplamente discutido dentro e fora dos limites da universidade, sobretudo no que se refere ao ensino de gramática. Nesse cenário, há nos estudos morfológicos um embate que perdura até hoje acerca da divisão das categorias de gênero, número e grau, enquanto flexão ou derivação no português. Com isso, surgem inúmeras dúvidas tanto para os docentes de língua portuguesa da Educação Básica (que se veem diante da necessidade de ensinar tais componentes), quanto para os seus alunos. Nessa perspectiva, Antunes (2003) chama a atenção para o foco exacerbado da escola no ensino de regras gramaticais, sem promover, ao aluno, a reflexão daquilo que está a aprender. O presente trabalho tem por objetivo levantar reflexões acerca do ensino da categoria de grau dos substantivos no nível fundamental. Partindo da tradição gramatical, com autores como Bechara (2019), Cunha e Cintra (2017) e Rocha Lima (2020), o artigo traça um paralelo entre a gramática tradicional e as reflexões suscitadas a partir de estudos linguísticos desenvolvidos dentro do campo da morfologia, desde Mattoso Câmara Jr. (2015 [1970]) a teóricos como Piza (2001), Gonçalves (2018, 2020), Rosa (2019), entre outros. Atesta-se, portanto, que é mais importante oferecer ao aluno textos que demonstrem os usos reais e efetivos dos afixos de grau do que categorias e análise de frases descontextualizadas (cf. GONÇALVES, 2018).

Palavras-chave: Ensino de gramática. Flexão. Derivação. Grau.

Biografia do Autor

Matheus Victor Alves Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Mestrando em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Letras - Português/Inglês/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/2021). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Língua Portuguesa, atuando nos projetos Capacitação de alunos do 3º ano do Ensino Médio do CTUR às cinco competências da redação do ENEM e Capacitação de alunos do 3º ano do Ensino Médio do CTUR à redação filosófica da Uerj, no Colégio Técnico da UFRRJ. Atualmente é professor do Centro Educacional Pinheiros, onde ministra as disciplinas de Língua Portuguesa, Produção Textual e Língua Inglesa para turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Marli Hermenegilda Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Professora Associada III

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora associada III de língua portuguesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da mesma Universidade. Tem experiência na área de variação Linguística, análise de gêneros acadêmicos, ensino de leitura, oralidade e produção textual.

Referências

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Publicado

2023-07-14