As estratégias de indeterminação do sujeito no ensino de gramática

Autores

Palavras-chave:

Ensino de gramática, Sintaxe, Sujeito indeterminado

Resumo

O ensino de sintaxe nas escolas brasileiras nem sempre é revisitado ou discutido com a frequência com que deveria acontecer. Em relação à categoria sintática do sujeito, percebe-se que há discrepâncias entre o que é apresentado pela Gramática Tradicional e o que propõe a Linguística Teórica. Quanto a questões curriculares, propostas recentes como a Base Nacional Comum Curricular solicitam um ensino de gramática indissociável às práticas sociais, compreendido em seu funcionamento e formas de uso, e não apenas como conjunto de regras. Assim, a produção e compreensão textual ganha papel central na definição de conteúdos, habilidades e objetivos para o ensino de Língua Portuguesa. Por isso, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para a reflexão acerca do ensino de gramática na Língua Portuguesa, a partir da elaboração de um conjunto de atividades sobre indeterminação do sujeito voltadas para a ampliação e reflexão e, consequentemente, para a prática de escrita de alunos do ensino básico. Para isso, foram desenvolvidas atividades baseadas nos 3 eixos para o ensino de gramática propostos por Vieira (2017). Portanto, este trabalho pretende contribuir para a discussão do ensino de gramática, em particular da indeterminação do sujeito.

Referências

BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. Parábola, 2012.

BRANDÃO, Silvia Figueiredo; VIEIRA, Silvia Rodrigues. Apresentação. In: BRANDÃO, Silvia Figueiredo; VIEIRA, Silvia Rodrigues. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007, p. 9-10.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

DUARTE, Maria Eugênia. Termos da Oração. In: BRANDÃO, Silvia Figueiredo; VIEIRA, Silvia Rodrigues. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007, p. 185-204.

JUNIOR, Tarcísio Padilha. Muito barulho, carroça vazia. Publicado em 14 de abril de 2021 no Jornal do Brasil. Disponível em: https://www.jb.com.br/pais/artigos/2021/04/1029567-muito-barulho-carroca-vazia.html.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português brasileiro. Editora Vozes Limitada, 2017.

ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. São Paulo: José Olympio, 1973.

SOUZA, Daniela da Silva de. Indeterminação do sujeito proposta pedagógica a partir dos três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues. Gramática, variação e ensino. Editora Edgard Blücher, 2017, p. 121-154.

VIEIRA, Silvia Rodrigues. Três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues. Gramática, variação e ensino. Editora Edgard Blücher, 2017. p. 47-60.

Downloads

Publicado

2023-07-14