As estratégias de indeterminação do sujeito no ensino de gramática
Palavras-chave:
Ensino de gramática, Sintaxe, Sujeito indeterminadoResumo
O ensino de sintaxe nas escolas brasileiras nem sempre é revisitado ou discutido com a frequência com que deveria acontecer. Em relação à categoria sintática do sujeito, percebe-se que há discrepâncias entre o que é apresentado pela Gramática Tradicional e o que propõe a Linguística Teórica. Quanto a questões curriculares, propostas recentes como a Base Nacional Comum Curricular solicitam um ensino de gramática indissociável às práticas sociais, compreendido em seu funcionamento e formas de uso, e não apenas como conjunto de regras. Assim, a produção e compreensão textual ganha papel central na definição de conteúdos, habilidades e objetivos para o ensino de Língua Portuguesa. Por isso, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para a reflexão acerca do ensino de gramática na Língua Portuguesa, a partir da elaboração de um conjunto de atividades sobre indeterminação do sujeito voltadas para a ampliação e reflexão e, consequentemente, para a prática de escrita de alunos do ensino básico. Para isso, foram desenvolvidas atividades baseadas nos 3 eixos para o ensino de gramática propostos por Vieira (2017). Portanto, este trabalho pretende contribuir para a discussão do ensino de gramática, em particular da indeterminação do sujeito.
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