Ensino de gramática

desafios e perspectivas de trabalho

Autores

Palavras-chave:

Ensino de gramática, Desafios, Perspectivas

Resumo

Ao longo das últimas décadas, inúmeros trabalhos têm sido desenvolvidos no âmbito da Linguística sobre os elementos gramaticais, mas, ainda assim, predominam comumente as mesmas práticas docentes na educação básica. Nesse sentido, este texto tem como objetivo discutir os possíveis desafios e as respectivas perspectivas de trabalho para o ensino de gramática na escola, a fim de auxiliar (futuros) docentes em suas práticas de ensino. Para isso, recorremos a trabalhos já desenvolvidos em diferentes olhares teóricos e em distintas abordagens, tal como Pauliukonis e Cavalcante (2018), Oliveira (2021), Castanheira e Ilogti de Sá (2022) e Menezes e Castanheira (2022a; 2022b). Nossas conclusões apontam a importância de (re)pensar práticas didáticas que promovam a união de gramática e texto por meio da ampliação das discussões nas universidades e escolas e da adoção de uma abordagem teórica ampla e multifacetada em prol de um ensino de gramática reflexivo.

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Publicado

2023-07-14