O gênero meme em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Meme, Prática de leitura, Ensino de língua portuguesa, Ensino produtivo

Resumo

O presente artigo visa apresentar considerações importantes sobre o trabalho com o gênero meme em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas de leitura. Nesse contexto, discutiremos o conceito de gêneros textuais, baseando-nos, sobretudo, em Bakhtin (1997) e Marcuschi (2010), apontaremos a sua relevância como objeto central do ensino de língua materna, além de indicar os benefícios de uma proposta de trabalho que os privilegie. Em seguida, demonstraremos teoricamente como o meme pode contribuir com o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, a partir do viés colaborativo entre leitor e autor, que defendem Aguiar (2006) e Cosson (2014) para ilustrar o processo ativo de que trata a leitura. A partir de uma leitura e discussão teórica, verificaremos como o gênero meme pode ser considerado como um gênero pertinente para o trabalho com a língua portuguesa em sala de aula, valorizando questões de leitura e gramática em uma forma mais relacionada ao ensino produtivo da língua.

Biografia do Autor

Renan Marques Isse, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comaprada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Graduado em Tradução - Italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Letras: Português/Italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2023-07-14