O gênero meme em sala de aula
Palavras-chave:
Gêneros textuais, Meme, Prática de leitura, Ensino de língua portuguesa, Ensino produtivoResumo
O presente artigo visa apresentar considerações importantes sobre o trabalho com o gênero meme em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas de leitura. Nesse contexto, discutiremos o conceito de gêneros textuais, baseando-nos, sobretudo, em Bakhtin (1997) e Marcuschi (2010), apontaremos a sua relevância como objeto central do ensino de língua materna, além de indicar os benefícios de uma proposta de trabalho que os privilegie. Em seguida, demonstraremos teoricamente como o meme pode contribuir com o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, a partir do viés colaborativo entre leitor e autor, que defendem Aguiar (2006) e Cosson (2014) para ilustrar o processo ativo de que trata a leitura. A partir de uma leitura e discussão teórica, verificaremos como o gênero meme pode ser considerado como um gênero pertinente para o trabalho com a língua portuguesa em sala de aula, valorizando questões de leitura e gramática em uma forma mais relacionada ao ensino produtivo da língua.Referências
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