COMO ENSINAR: LEITURA CRÍTICA COM ÊNFASE NA REFERENCIAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Referenciação, Ensino, prática de reflexão textual, Compreensão

Resumo

O artigo defende a leitura como prática de reflexão, sem a qual não pode haver verdadeira compreensão textual. Para tanto, é feito um recorte dos aspectos linguísticos aos quais se dará ênfase no ato do refletir, destacando o processo de referenciação. Recorre-se, também, à metodologia das autoras Santos, Riche e Teixeira (2015), segundo as quais o trabalho com o texto é dividido em etapas pré-textuais, textuais e pós-textuais. Ao final, apresenta-se um modelo de aula no qual o método é atestado.

Biografia do Autor

Shélida da Silva dos Santos, UFRJ

Formada em Letras-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bolsista CAPES

Referências

ALMEIDA, Milton José de. Ensinar Português? In: GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ed. Ática, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Essas americanas são diferentes mesmo. Parecem um time masculino jogando. Uol. 05 julh. .2019. Disponível em: https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2019/06/16/essas-americanas-sao-diferentes-mesmo-parecem-um-time-masculino-jogando/?cmpid=copiaecola. Acesso em 20/01/2022.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

GERALDI, João Wanderlei. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em:

KOCH, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; MARINELLO, Adriane Fogali. Leitura e produção textual: gênero textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

KOCH, Ingedore Villaça & Vanda Maria ELIAS. 2009. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

Meme. Disponível em: https://pt.memedroid.com/memes/tag/futebol+feminino. Acesso em: 10/01/2022.

SANTOS, Leonor Werneck. ReVEL na Escola: Referenciação. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].

SANTOS, Leonor, RICHE, Rocha, TEIXEIRA, Claudia. Análise e produção de Textos. São Paulo: Contexto, 2015.

ROSÁRIO, Ivo da Costa; LOPES, Monclar Guimarães. Fundamentos e métodos para o ensino de Língua Portuguesa. Rondônia: Edufro, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-14