COMO ENSINAR: LEITURA CRÍTICA COM ÊNFASE NA REFERENCIAÇÃO
Palavras-chave:
Leitura, Referenciação, Ensino, prática de reflexão textual, CompreensãoResumo
O artigo defende a leitura como prática de reflexão, sem a qual não pode haver verdadeira compreensão textual. Para tanto, é feito um recorte dos aspectos linguísticos aos quais se dará ênfase no ato do refletir, destacando o processo de referenciação. Recorre-se, também, à metodologia das autoras Santos, Riche e Teixeira (2015), segundo as quais o trabalho com o texto é dividido em etapas pré-textuais, textuais e pós-textuais. Ao final, apresenta-se um modelo de aula no qual o método é atestado.
Referências
ALMEIDA, Milton José de. Ensinar Português? In: GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ed. Ática, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Essas americanas são diferentes mesmo. Parecem um time masculino jogando. Uol. 05 julh. .2019. Disponível em: https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2019/06/16/essas-americanas-sao-diferentes-mesmo-parecem-um-time-masculino-jogando/?cmpid=copiaecola. Acesso em 20/01/2022.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GERALDI, João Wanderlei. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em:
KOCH, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; MARINELLO, Adriane Fogali. Leitura e produção textual: gênero textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
KOCH, Ingedore Villaça & Vanda Maria ELIAS. 2009. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
Meme. Disponível em: https://pt.memedroid.com/memes/tag/futebol+feminino. Acesso em: 10/01/2022.
SANTOS, Leonor Werneck. ReVEL na Escola: Referenciação. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].
SANTOS, Leonor, RICHE, Rocha, TEIXEIRA, Claudia. Análise e produção de Textos. São Paulo: Contexto, 2015.
ROSÁRIO, Ivo da Costa; LOPES, Monclar Guimarães. Fundamentos e métodos para o ensino de Língua Portuguesa. Rondônia: Edufro, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana Abrahão Passos Faht Passos Abrahão, Luciana Abrahão Passos Faht
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor que publica seu manuscrito no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias concorda com os seguintes termos:
a) o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
b) o autor tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
c) o autor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).