Multiletramentos: mediação de leitura por estudantes no contexto do ensino remoto
Palavras-chave:
Letramento literário. multiletramentos. contexto pandêmico.Resumo
O presente trabalho trata das experiências de práticas de leitura com o projeto Conto em Casa, partindo do agir linguageiro dos alunos do segundo ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração do IFRN Campus Avançado Lajes. Dessa forma, este trabalho visou, nesta instituição, no contexto do ensino remoto em decorrência da Pandemia da COVID-19, ampliar o letramento literário dos estudantes e, intencionalmente, promover práticas dos multiletramentos na escola, levando-se a criação de um espaço de mediação para construção de sentidos do texto por meio de ferramentas tecnológicas e midiáticas. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que ressalta a literatura como escolar, humana e significativa para construção de sentidos do texto, interligando-se às atividades de leitura e escrita na escola a partir da releitura. Neste trabalho, a mediação foi também pensada a partir de recursos digitais, pois como defende Rojo, 2012, apresentam-se como uma nova estratégia de produzir sentido na perspectiva dos multiletramentos proposto pelo grupo The New London Group. Nesse sentido, metodologicamente, o desenvolvimento do trabalho, considerando o contexto pandêmico e o engajamento dos estudantes, contou com a leitura dos contos de Lygia Fagundes Telles, o agir literário dos estudantes, por meio do compartilhamento de vídeos de releituras desses contos no Instagram do projeto. A partir dessa experiência, observamos que as práticas de leituras podem ser significativas e potencializadas pelas práticas de multiletramentos, sobretudo em contexto de ensino remoto que disparou dificuldades no letrar na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daryjane Pereira Costa, Meire Celedonio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor que publica seu manuscrito no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias concorda com os seguintes termos:
a) o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
b) o autor tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
c) o autor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).