Multiletramentos: mediação de leitura por estudantes no contexto do ensino remoto

Autores

  • Daryjane Pereira Costa UERN
  • Meire Celedonio da Silva IFCE

Palavras-chave:

Letramento literário. multiletramentos. contexto pandêmico.

Resumo

O presente trabalho trata das experiências de práticas de leitura com o projeto Conto em Casa, partindo do agir linguageiro dos alunos do segundo ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração do IFRN Campus Avançado Lajes. Dessa forma, este trabalho visou, nesta instituição, no contexto do ensino remoto em decorrência da Pandemia da COVID-19, ampliar o letramento literário dos estudantes e, intencionalmente, promover  práticas dos multiletramentos na escola, levando-se a criação de um espaço de mediação para construção de sentidos do texto por meio de ferramentas  tecnológicas e midiáticas. Dessa forma, objetivamos  apresentar e discutir perspectivas de trabalho com a leitura com vistas ao letramento literário de acordo com Cosson (2009), que ressalta a literatura como escolar, humana e significativa para construção de sentidos do texto, interligando-se às atividades de leitura e escrita na escola a partir da releitura. Neste trabalho, a mediação foi também pensada a partir de recursos digitais, pois como defende  Rojo, 2012,  apresentam-se como  uma nova estratégia de produzir sentido na perspectiva dos multiletramentos proposto pelo  grupo The New London Group. Nesse sentido, metodologicamente,  o desenvolvimento do trabalho, considerando o contexto pandêmico e o engajamento dos estudantes, contou com a leitura dos contos de Lygia Fagundes Telles,  o agir literário dos estudantes, por meio do compartilhamento de vídeos de releituras desses contos no Instagram do projeto. A partir dessa experiência, observamos que as práticas de leituras podem ser significativas e potencializadas pelas práticas de multiletramentos, sobretudo em contexto de ensino remoto que disparou dificuldades no letrar na escola.


Biografia do Autor

Daryjane Pereira Costa, UERN

Graduada em Letras e mestranda em ciência da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Meire Celedonio da Silva, IFCE

Doutora, com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa com Bolsa da CAPES, e mestre (2015) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2004).

Downloads

Publicado

2023-03-27

Edição

Seção

Relato de Experiência