A produção textual escrita: desenvolvendo habilidades rumo à competência comunicativa
Palavras-chave:
Palavras-chave, Produção textual escrita. Habilidades. Competência comunicativa. Aula de Português.Resumo
As aulas de língua portuguesa, quanto à produção textual, vêm passando por mudanças ao longo dos últimos anos, fruto de pesquisas e estudos desenvolvidos com essa finalidade, além de documentos como os PCN (1998) e a BNCC (2018), que apresentaram nova perspectiva para o ensino de língua. No entanto, ainda há muita dificuldade entre os alunos para escrever, e um agravante dessa realidade é o fato de que professores de língua portuguesa ainda orientam que os alunos produzam textos, mas sem lhes ensinar o caminho que eles devem percorrer. Pretende-se, portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, após apresentar a definição de texto ao longo do tempo e os critérios de textualidade, apontar alguns caminhos iluminados por autores como Ferrarezi e Carvalho (2015), Antunes (2005, 2010), Marcuschi (2008) e Garcez (2020), com o fito de favorecer uma reflexão acerca da produção escrita em sala de aula.
Referências
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