A produção textual escrita: desenvolvendo habilidades rumo à competência comunicativa

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave, Produção textual escrita. Habilidades. Competência comunicativa. Aula de Português.

Resumo

As aulas de língua portuguesa, quanto à produção textual, vêm passando por mudanças ao longo dos últimos anos, fruto de pesquisas e estudos desenvolvidos com essa finalidade, além de documentos como os PCN (1998) e a BNCC (2018), que apresentaram nova perspectiva para o ensino de língua. No entanto, ainda há muita dificuldade entre os alunos para escrever, e um agravante dessa realidade é o fato de que professores de língua portuguesa ainda orientam que os alunos produzam textos, mas sem lhes ensinar o caminho que eles devem percorrer. Pretende-se, portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, após apresentar a definição de texto ao longo do tempo e os critérios de textualidade, apontar alguns caminhos iluminados por autores como Ferrarezi e Carvalho (2015), Antunes (2005, 2010), Marcuschi (2008) e Garcez (2020), com o fito de favorecer uma reflexão acerca da produção escrita em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Helena Tavares Viana da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora de Língua Portuguesa na rede pública municipal de João Pessoa.

Referências

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BENTES, Anna Christina; MUSSALIM, Fernanda. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras - vol. 1. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnicas de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

KOCH , Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística textual: retrospecto e perspectivas. São Paulo, Alfa, v. 41, p. 67-78, 1997.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. – 22 ed. – São Paulo: Contexto, 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análises de gêneros e compressão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PASSARELLI, Lílian Ghiuro; CINTRA, Anna Maria Marques. A pesquisa e o ensino em Língua Portuguesa sob diferentes olhares. São Paulo: Blucher, 2012.

Downloads

Publicado

2023-03-27 — Atualizado em 2023-03-27

Versões