Literatura e inovação pedagógica no cronotopo pandêmico: interfaces com metodologias ativas para letramentos literários no ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de literatura. Letramentos literários, Inovação pedagógica, Novo Ensino Médio.Resumo
No cenário da pandemia de Covid-19, a necessidade de isolamento social e a paralisação de aulas presenciais nas escolas de educação básica foram determinantes no redimensionamento das relações cronotópicas e dialógicas entre os sujeitos, mediadas intensamente pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Neste cenário, as reflexões sobre metodologias ativas de ensino de literatura somam-se aos desafios vivenciados por discentes e docentes nas escolas. Em geral, a escola ainda explora metodologias tradicionais nas aulas de literatura e parece não conseguir incorporar elementos da cultura digital para dinamizar práticas de letramentos literários e propiciar o protagonismo estudantil no campo artístico-literário. Pretende-se investigar pressupostos teórico-metodológicos norteadores para educação literária na cultura digital, considerando múltiplas conexões interdisciplinares entre os campos de linguagem, literatura, educação e inovação pedagógica. Como aporte teórico, o estudo fundamenta-se em abordagens sobre interconexões entre
linguagem (BAKHTIN, 2015), educação e inovação pedagógica (FREIRE, 2002; IMBERNÓN, 2000; MASETTO, 2018; MORAN, 2015), ensino de literatura e letramentos literários (COSSON, 2006; DALVI; REZENDE; JOVER-FALEIROS, 2006; SILVA, 2003, 2005). Quanto à metodologia, a pesquisa prioriza abordagem qualitativa, com desenho descritivo e interpretativo. Como resultado, evidenciamos que as articulações entre literatura, educação e inovação pedagógica podem ser relevantes em propostas direcionadas para uma educação literária aberta, visando ao desenvolvimento de práticas de leituras e letramentos literários em sintonia com a dinâmica da cultura digital, contexto em que as tecnologias digitais e os novos suportes influenciam as relações entre os leitores e a literatura.
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