Literatura e inovação pedagógica no cronotopo pandêmico: interfaces com metodologias ativas para letramentos literários no ensino médio

Autores

  • IVANDA MARIA MARTINS SILVA UFRPE
  • MURIEL PRADO DE MELO JUNIOR UFRPE
  • RAQUEL FIGUEREDO DE SOUZA MELO FERREIRA
  • LAÍSE MANUELLE TENÓRIO DE VASCONCELOS

Palavras-chave:

Ensino de literatura. Letramentos literários, Inovação pedagógica, Novo Ensino Médio.

Resumo

No cenário da pandemia de Covid-19, a necessidade de isolamento social e a paralisação de aulas presenciais nas escolas de educação básica foram determinantes no redimensionamento das relações cronotópicas e dialógicas entre os sujeitos, mediadas intensamente pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Neste cenário, as reflexões sobre metodologias ativas de ensino de literatura somam-se aos desafios vivenciados por discentes e docentes nas escolas. Em geral, a escola ainda explora metodologias tradicionais nas aulas de literatura e parece não conseguir incorporar elementos da cultura digital para dinamizar práticas de letramentos literários e propiciar o protagonismo estudantil no campo artístico-literário. Pretende-se investigar pressupostos teórico-metodológicos norteadores para educação literária na cultura digital, considerando múltiplas conexões interdisciplinares entre os campos de linguagem, literatura, educação e inovação pedagógica. Como aporte teórico, o estudo fundamenta-se em abordagens sobre interconexões entre

linguagem (BAKHTIN, 2015), educação e inovação pedagógica (FREIRE, 2002; IMBERNÓN, 2000; MASETTO, 2018; MORAN, 2015), ensino de literatura e letramentos literários (COSSON, 2006; DALVI; REZENDE; JOVER-FALEIROS, 2006; SILVA, 2003, 2005). Quanto à metodologia, a pesquisa prioriza abordagem qualitativa, com desenho descritivo e interpretativo. Como resultado, evidenciamos que as articulações entre literatura, educação e inovação pedagógica podem ser relevantes em propostas direcionadas para uma educação literária aberta, visando ao desenvolvimento de práticas de leituras e letramentos literários em sintonia com a dinâmica da cultura digital, contexto em que as tecnologias digitais e os novos suportes influenciam as relações entre os leitores e a literatura.

Biografia do Autor

IVANDA MARIA MARTINS SILVA, UFRPE

Graduada em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1993), Especialização em Literatura Brasileira - UFPE (1995), Especialização em Educação Continuada e a Distância pela Universidade de Brasília - UnB (2011), Mestrado em Letras - UFPE (1997) e Doutorado em Letras - UFPE (2003). Professora Associada nível 3 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atua na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE- UAEADTec. Exerceu a função de Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa - modalidade EAD/UFRPE- UAEADTec. É docente nos Cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia EAD/UFRPE, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL-UFRPE) e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE). Coordena o Projeto de extensão LABFOR e o Programa de extensão MULTILAB: laboratório multidisciplinar de formação docente. É membro do Conselho Editorial da Editora da UFRPE. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE. Tem experiência na elaboração de materiais didáticos para cursos EAD ? UFRPE e UPE. Organizou obras, como: Linguagens, tecnologias e educação: interconexões pedagógicas (Editora - UFPE); Cenas da educação a distância: aprendizagens, metodologias e inovações (Editora - UFRPE). É autora da obra Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, tese de Doutorado publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Avaliadora ad hoc em periódicos nas áreas de Letras e Educação. Orienta pesquisas de PIBIC e pós-graduação, com publicações sobre: educação a distância, letramentos digitais, ensino de literatura, letramentos literários na cultura digital, materiais didáticos para EAD. Contatos: martins.ivanda@gmail.com - ivanda.martins@ufrpe.br

MURIEL PRADO DE MELO JUNIOR, UFRPE

Graduado em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e graduando em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Unidade Acadêmica de Ensino a Distância e Tecnologia - UAEADTec da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência em educação social, mediação de leitura literária e coordenação de biblioteca comunitária. É integrante do programa de iniciação científica da UFRPE/ CNPq do qual realiza pesquisa sobre letramento literário, metodologias ativas e cibercultura sob orientação da professora Drª Ivanda Martins.

RAQUEL FIGUEREDO DE SOUZA MELO FERREIRA

Graduanda em Licenciatura em letras - Língua Portuguesa,pela Unidade Acadêmica de Ensino a Distância e Tecnologia - UAEADtec- da  Universidade  Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência em sala de aula no segmento educação infantil. É bolsista do programa de iniciação científica,da UFRPE /CNPq, no qual realiza pesquisa sobre círculo de leitura,metodologias ativas e aprendizagem baseada em times,sob orientação da professora Dra Ivanda Martins.

LAÍSE MANUELLE TENÓRIO DE VASCONCELOS

Pesquisadora e graduanda em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é voluntária no Programa de Iniciação Científica oferecido pela referida universidade. Tem interesse no ensino da Literatura e em pesquisas relacionadas ao campo literário. Possui graduação em Investigação Forense e Perícia Criminal pela Universidade Estácio de Sá (2020), por ser também aspirante a escritora, pretende utilizar de conhecimentos acerca deste último para futuras produções escritas.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621Acesso em: 10 jul. 2020.

BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. São Paulo: Editora 34, 2018.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A Estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015.

BELLONI, M. L. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, v. 3 n. 1, p. 187-198, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/GBM3YFDNTT45ctv5B3pfrHG/ Acesso em: 10 out.2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BUZATO, M. Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 46, n. 1, 45-62, jan./jun, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/558qxFvw9tdPbR6BFmpkTLr/?lang=pt Acesso em: 20 out. 2021.

BUZATO, M. Sobre a necessidade de letramento eletrônico na formação de professores: o caso Teresa. In: CABRAL, L.G, SOUZA, P., LOPES, R. E.V.; PAGOTTO, E.G (Orgs.) Linguística e ensino: novas tecnologias. Blumenau: Nova Letra: 229-267, 2001.

CAI, M.; TRAW, R. Literary Literacy. Journal of children´s literatura, v.23, n.2, p. 20-33, 1997.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1999.

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.

COELHO, N. A Literatura: um “fio de Ariadne” no labirinto do ensino neste limiar de milênio? In:__. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000. p. 13-31.

COPE, B. KALANTZIS, M. Multiliteracies: new literacies, new learning. In: TOMPKINS, J. (Ed.). Framing languages and literacies: socially situated views and perspectives. New York: Routledge, 2013, pp. 105-135, 2013.

COSCARELLI, C. V; RIBEIRO, A. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possiblidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica. 2005.

COSCARELLI, C. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009

COSSON, R. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras, [S. l.], v. 31, n. 3, p. 173–187, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644 . Acesso em: 21 ago. 2021.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2019.

COSSON, R. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

DALVI, M. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, M.; REZENDE,N.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola: São Paulo: Parábola, pp.67-97, 2013.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUN, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

DRUCKER, P. A nova sociedade das organizações. In: HOWARD, R. (Org.) Aprendizado

organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 2000. p.1-7.

ECO, U. Leitura do texto literário: lector in fabula. Lisboa: Presença, 1993.

ECO, U. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1999.

FREITAS, M. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, M.(Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GUIMARÃES, E. Uma caracterização ampla para a história em quadrinhos e seus limites com outras formas de expressão. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Anais [...] Rio de Janeiro, 1999. p. 1-13. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1836635ef083f30606fba7842cbcfabb.PDF . Acesso em: 05 dez. 2021.

IMBERNÓN, F. (Org.) A educação no século XXI. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

ISER, W. O jogo do texto. In: COSTA LIMA, L. A literatura e o leitor: textos da Estética da Recepção. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. v.1. São Paulo: Ed. 34, 1996.

KAYAD, F. Teacher education: english language and literatura in a culturally and linguistically diverse environment. Education research and perspectives, v.42, pp. 286-328, 2015.

KENSKI, V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2002.

LEAHY-DIOS, C. Língua e literatura: uma questão de educação? Campinas: Papirus, 2001.

LESSIG, L. Free culture: how big media uses technology and the law to lock down culture and control creativity. Penguim Press, 2004. Livro de domínio público. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/educacao/docs/10d.pdf. Acesso em: 20 fev. 2017.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34., 1999.

MASETTO, M. Inovação na Educação Superior ação na Educação Superior ação na Educação Superior. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.8, n.14, p.197-202, set.2003-fev.2004

MASETTO, M. Trilhas abertas na Universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Summus, 2018.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.; MORALES, O. (Orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.

MORAN, J. Mudanças necessárias na educação, hoje. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 21ª Ed. 2014 ; p. 21-29.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Currículo de Pernambuco- Ensino Médio. Recife, 2021.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-16, out. 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acesso em: 02 fev. 2021.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletraentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A., REZENDE, N. L. D.; JOVER-FALEIROS, R (Orgs). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-33.

SANTOS, A. I. Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N.(Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Casa da Cultura Digital/EDUFBA, 2012.

SILVA, I. Literatura em sala de aula: da teoria à prática escolar. Recife: Programa de Pós-graduação em Letras da UFPE. Coleção Teses, 2005.

SILVA, I. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. Anais do Evento PG Letras 30 Anos. Vol. I (1): 514-527p., 2003. Disponível em: https://pibidespanholuefs.files.wordpress.com/2015/07/texto-para-o-encontro-de-amanhc3a3.pdf Acesso em: 07 mai. 2021.

SILVA, I. Ensino de literatura: interfaces com a cultura digital. Pensares em Revista. São Gonçalo-RJ, n. 5, p. 62 – 82, jul./dez. 2014. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/16550 Acesso em: 20 jun. 2021.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 out. 2021.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. et al. (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

2023-03-27