Paratextos textuais em Na minha pele, de Lázaro Ramos

Autores

Palavras-chave:

Elementos paratextuais, literatura, capa

Resumo

A análise de textos literários no ensino médio muitas vezes assume um caráter superficial, em que questões como contexto são supervalorizadas, ficando os elementos importantes para os efeitos alcançados pelas produções em segundo plano, justamente o que permite um trabalho mais efetivo de interpretação. Diante disso, uma pesquisa que se concentre na análise de textos paratextuais se mostra importante, pois cria um espaço para a leitura e interpretação de textos literários, resultando em uma análise que pode dar origem a teses sobre as estratégias de autores nesse tipo de produção. Os paratextos, ainda que tenham estreita relação com o conteúdo e a forma romanesca, permitem uma proximidade com o público leitor, que gira em torno até mesmo de uma “orientação didática” sobre o ato de ler, ou consumir, literatura, o que permite uma análise dos aspectos que são vistos pelos autores, ou narradores em alguns casos, como importantes no texto literário. A obra em análise é Na minha pele, de Lázaro Ramos, escolhida especialmente pelo efeito de divulgação que teve sua capa, elemento paratextual de destaque, e tem como base teórica Gérard Genette. Por conta do questionamento do caráter autobiográfico da obra, essa caracterização também é mencionada. Espera-se que seja possível a formulação de uma tese acerca do comportamento e das estratégias utilizadas pelo autor, destacando as questões relativas à recepção dos leitores e a estruturação do texto literário.

Referências

FILHO, Domício Proença. A trajetória do negro na literatura brasileira. Estudos Avançados, [S. l.], v. 18, n. 50, p. 161-193, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9980. Acesso em: 10 maio. 2022.

GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

SANTOS, Glauciane. Reflexões de um jovem escritor sobre as relações raciais no Brasil. Literafro – O portal da literatura Afro-Brasileira, Belo Horizonte/MG, 31 ago. 2020. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/resenhas/ensaio/393-reflexoes-de-um-jovem-escritor-sobre-as-relacoes-raciais-no-brasil. Acesso em: 4 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-27