Isolamento social e o ensino de literatura: desafios e práticas
Palavras-chave:
Ensino, Literatura, Pandemia, Desafios, Resultados.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os desafios do ensino da literatura mediante a situação pandêmica no que diz respeito ao incentivo da leitura bem como práticas de mediação. No início de 2020, o que a princípio não era considerado grave para a população brasileira tornou-se uma pandemia nos levando ao lockdown, protocolo de contenção à transmissibilidade do vírus Sars-Cov 2, acarretando em diversas mudanças nas práticas sociais. Sabe-se que uma das áreas mais afetadas durante este período foi a educação em virtude do contexto socioeconômico nacional. Mediante essas mudanças, as famílias, em suas casas, e a escola à distância tiveram que se adequar a novos modelos de ensino-aprendizagem buscando alternativas e metodologias que fossem, ao mesmo tempo, práticas, atrativas, competentes e menos prejudiciais ao desenvolvimento dos alunos. O novo ambiente de estudo teve impacto direto no modo como eles interagiam. Por isso, a necessidade da união entre pais e professores na criação de estímulos para a prática de ensino e a atenção ao comportamento dos filhos em tempo de isolamento social, haja vista a importância que a literatura desempenha por ser uma aliada na formação da identidade e no processo de alfabetização, por ser uma ferramenta de construção de conhecimento além de aguçar a imaginação, a criatividade, nos tornando mais sensíveis a conceitos e comportamentos comuns a uma sociedade que discute seus anseios e sonhos (LAJOLO, 2008). Logo, a linguagem literária cumpre papel significativo no preparo do ser humano competente e consciente, que alfabetiza-se dela.
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