Isolamento social e o ensino de literatura: desafios e práticas

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Pandemia, Desafios, Resultados.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os desafios do ensino da literatura mediante a situação pandêmica no que diz respeito ao incentivo da leitura bem como práticas de mediação. No início de 2020, o que a princípio não era considerado grave para a população brasileira tornou-se uma pandemia nos levando ao lockdown, protocolo de contenção à transmissibilidade do vírus Sars-Cov 2, acarretando em diversas mudanças nas práticas sociais. Sabe-se que uma das áreas mais afetadas durante este período foi a educação em virtude do contexto socioeconômico nacional. Mediante essas mudanças, as famílias, em suas casas, e a escola à distância tiveram que se adequar a novos modelos de ensino-aprendizagem buscando alternativas e metodologias que fossem, ao mesmo tempo, práticas, atrativas, competentes e menos prejudiciais ao desenvolvimento dos alunos. O novo ambiente de estudo teve impacto direto no modo como eles interagiam. Por isso, a necessidade da união entre pais e professores na criação de estímulos para a prática de ensino e a atenção ao comportamento dos filhos em tempo de isolamento social, haja vista a importância que a literatura desempenha por ser uma aliada na formação da identidade e no processo de alfabetização, por ser uma ferramenta de construção de conhecimento além de aguçar a imaginação, a criatividade, nos tornando mais sensíveis a conceitos e comportamentos comuns a uma sociedade que discute seus anseios e sonhos (LAJOLO, 2008). Logo, a linguagem literária cumpre papel significativo no preparo do ser humano competente e consciente, que alfabetiza-se dela.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Letras Português e Inglês com habilitação em licenciatura e bacharelado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020). Já trabalhou como revisora de textos e como desenvolvedora de material didático. Faz parte do projeto Literatura e Vestibular, projeto de ensino do programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, é professora do Colégio Progresso Santa Maria no qual ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e do qual teve parceria para criar um canal de podcast no streaming Spotify intitulado "Café na escola" que tem por objetivo difundir diferentes criações desenvolvidas pelos seus alunos. Além de crescente organização e participação em comunicações orais de eventos relacionados à Literatura e ao Ensino, tem artigos publicados em anais de congressos internacionais e nacionais.

Maria de Jesus Pereira Matos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade Nove de Julho (2004) e graduação em Pedagogia - Universidades Nove de Julho (2016). Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( 2017). Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Língua Inglesa da Rede Municipal de São Paulo de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Referências

ARAÚJO, Glauce Barros Santos Sousa. A leitura e seus benefícios nos momentos de isolamento social. Revista da FAESF, v. 4, n.esp. COVID 19, p.70-78, jun.2020. Disponível em: https://www.faesfpi.com.br/revista/index.ph p/faesf/article/view/120/106 Acesso em: 23 abr. 2022.

ARAÚJO, Maria José de Azevedo. Escrita, Alfabetização e Letramento. 1ª ed. Aracaju: UNIT, 2010.

CARDOSO, Elizabeth; FREDERICO, Aline. Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância. Leitura: Teoria E Prática , v. 37, p. 19-38-38, 2019.

DAFOE, Daniel. As aventuras de Robinson Crusoe. Porto Alegre, L&PM, 1997.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. São Paulo: Record, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3 ed. Totalmente revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2019.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª ed. 13ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2008.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NUNES, Martha Suzana Cabral; SANTOS, Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 2, p. 3- 28, 2020.

NERI, Marcelo Côrtes; OSORIO, Manuel Camillo. Retorno para Escola, Jornada e Pandemia. Rio de Janeiro, 47p., jan./2022, FGV Social. Disponível em: http://www.fgv.br/cps/RetornoParaEscola. Acesso em: 20 mai. 2022.

RANKE, Maria da Conceição de Jesus; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. Breves considerações sobre fruição literária na escola. In: Revista do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura da UFT, n. 3, 2011-2.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Edição

Seção

Relato de Experiência