Ensino de língua no contexto plurilíngue: caso Guiné-Bissau, uma abordagem para aprender a língua portuguesa

Autores

Palavras-chave:

Ensino. Português. Plurilinguismo. Guiné-Bissa

Resumo

O presente artigo apresenta algumas metodologias eficazes e que estão em discussão para o ensino da língua portuguesa no contexto plurilíngue da Guiné-Bissau. Dessa maneira, consideramos a limitação do professor em relação a certos conteúdos no ensino da língua portuguesa, conteúdos que aparecem como dificuldades para o professor transmitir, bem como para os alunos compreenderem. Assim, analisamos alguns textos que abordam o ensino, e indicam como construir uma aula interativa de língua portuguesa nesse contexto plurilíngue da Guiné-Bissau. Ou seja, é uma tentativa de romper os obstáculos com os quais os alunos se deparam durante as aulas de português. Para tal ideia, a nossa análise se baseou nos pressupostos teóricos propostos por Antunes (2003), Schoffen [et al] (2012), Barbosa; Bizarro (2011), Pinto; Carvalho (2018), Cá; Rúbio (2019) e outros autores que abordam a análise do ensino da língua portuguesa. Por meio das leituras, refletimos sobre causas que carecem o sistema do ensino de português, a formação dos professores/as, e também a busca por melhorias da política do ensino no contexto plurilíngue guineense, e outras possíveis metodologias relevantes no ensino. Entretanto, o objetivo deste artigo é pensar nos possíveis métodos do ensino de português no contexto educacional  e plurilíngue da Guiné-Bissau, no sentido de auxiliar no desenvolvimento do sistema de ensino no país. Portanto, o artigo conclui que, juntamente com toda  interferência de instabilidades políticas que abalam o país

Biografia do Autor

David Ie Ie, UFPR

Graduado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a dissertação “Política Linguística em Língua Guineense: caso implícito”. Uma reflexão sobre a sua interferência no ensino e aprendizagem dos alunos guineenses.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. A Abordagem Orientadora da Ação do Professor: In ALMREIDA FILHO, José Carlos Paes de (Org.) Parâmetros Atuais Para o Ensino de Português como Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1998.

ANTUNES, Irandé. Aula de português e interação. São Paulo: Parábola Editorial, (série-aula-1) 2003.

ANTUNES. Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

AUGEL, Moema Parente. O desafio do escombro: nação identidade e pós colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 17 ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins, Fontes, 2003.

BARBOSA, Gabriela Miranda; BIZARRO, Rosa. Educação para todos na Guiné-Bissau: que princípios metodológicos-didáticos para aula de português? 2011. Disponível em https//repositório.iscteiul.pt/bitstream/10071/2996/1/borbosa-bizarro, COOPEDUL 2.8.pdf. acesso 22/02/2022.

CÁ, Imelson Ntchala; RUBIO, Cássio Florêncio. O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau. Trabalho em Linguística Aplicada, Campinas, SP, 2019, n. 58.1, p. 389-421, abr. 2019.

CÁ, Virgínia José Batista. Língua e ensino em contexto de diversidade linguística e cultural: o caso de Guiné-Bissau. 2015. 176. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

CO, Vaz Pinto. A manifestação do olhar exotópico na escrita acadêmica dos estudantes guineenses falante do português como língua adicional (PLA) na Unilab. nº 241. Dissertação do Mestrado em Linguística Aplicada. Programa de Pós-Graduação em LA, Universidade Estadual de Ceará, Fortaleza.

COUTO, Hildo Honório; EMBALÓ, Filomena. Literatura, Língua e Cultura na Guiné-Bissau: Um país de CPLP. Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, n. 20. Brasília, 2010. p. 256.

DJAU, Rachido. Situação sociolinguística, cultural e étnica na Guiné-Bissau e sua implicação, 2015.

LEFFA, Vilson J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: Educat, 2016. Disponível em: https://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/lingua_estrangeira_leffa.pdf. Acesso em 15/02/2022.

LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO. Ministério da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e dos Desportos 2010. Disponível em: https://fecongd.org/pdf/crianca/LeiBasesSistemaEducativo.pdf. Acesso em 26/02/2022.

NÓVOA. António. Desafio de trabalho de professor. 2017. Disponível em https://wwwsimprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto novoa.pdf. Acesso em 22/02/2022.

OLIVEIRA, Gisele. Matos. O Sistema de Normas e a Evolução Demolinguística da Língua Portuguesa. In: ALVARES, M. L. O.; GONÇALVES, (orgs.). O Mundo do português e o português no Mundo afora: especificidade, implicações e ações. Campinas, SP: Pontes, 2016, p. 45-70.

PINTO, Almeida. Ariana; Carvalho, Gislene. Lima. Alfabetização e letramento em língua portuguesa em Guiné-Bissau: uma análise de livro didático de 1º e 3º serie/ classe. 2018. Disponível em http://www.epositório.unilab.edu.br8080/jspui/bitstream/123456789/1615/1/ARIANA%DE%ALMEIDA%PINTO%TCC.PDF. Acesso 22/02/2022.

SCHOFFEN, Juliana. Rodrigues [et al]. Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Bem Brasil, 2012.

ROCHA, Claudia Hilsdorf; BRAGA, Denise Bértoli; CALDAS, R. R. Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas: Pontes, 2015.

SAMBU, Maimuna. Análise do manual didático" Periquito Beta" da Guiné-Bissau: uma reflexão na perspectiva de Português Língua Segunda. 75- 2017. Tese de Doutorado. Programa de pós graduação em ciências sociais e humanas, Universidade de Lisboa.

SCANTAMBURLO, Luigi. O Léxico do crioulo guineense e as suas relações com o português: ensino bilingue português-crioulo guineense. 2013.

SELLAN, Aparecida. Regina. Borges. Língua e cultura no ensino-aprendizagem do português Brasileiro. In: GIL, B. D; AMADO, R.S (orgs.). Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. São Paulo: Paulistana, 2012, p. 27-32.

UETI, Luhema. Santos. O gênero carta de pedido de conselhos nos LDs de PFOL. In: GIL, B. D; AMADO, R. S. (orgs.). Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. São Paulo: Paulistana, p. 13-20. 2012.

Downloads

Publicado

2023-03-27