A abordagem da multimodalidade em livros didáticos de Língua Portuguesa

Autores

  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Eduarda Laís Vorpagel Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Gênero Multimodal, Livro Didático, Ensino

Resumo

A constante evolução da tecnologia e da cultura digital provocou um aumento na produção e na circulação de textos compostos por múltiplas linguagens, os chamados textos multimodais. Logo, para que esses textos, constituídos de palavras, imagens, som, gestos, entre outros recursos semióticos, sejam compreendidos em sua totalidade, é necessário que textos que se constituem como multimodais sejam trabalhados nas escolas e, consequentemente, que novas habilidades de leitura sejam abordadas, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar de que maneira a multimodalidade é abordada em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da coleção “Tecendo Linguagens”, em sua 4ª edição, com o intuito de verificar se os gêneros multimodais estão presentes nas unidades analisadas e quais as características da multimodalidade são exploradas nas atividades de compreensão relacionadas a esses textos. O trabalho baseia-se em teóricos especialistas no assunto, como Ribeiro (2016), Rojo (2012), Dionisio e Vasconcelos (2013). A análise possibilitou concluir que a multimodalidade é abordada na coleção por meio de gêneros como tiras em quadrinho, charge, propaganda, entre outros, e que as atividades de compreensão e de interpretação textual consideram, em grande parte, outros recursos semióticos além do verbal, ainda que alguns recursos pudessem ser mais explorados.

Biografia do Autor

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

PROFESSORA DO CURSO DE LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Eduarda Laís Vorpagel, Universidade Federal da Fronteira Sul

PROFESSORA DE LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL

Referências

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. 13. ed. – São Paulo: Hucitec, 2012.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A avaliação dos livros didáticos: para entender o programa nacional do livro didático (PNDL). In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (orgs.). Livro Didático de Língua Portuguesa, letramento e cultura da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, p. 25-67, 2003.

BAZERMAN, Charles. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017.

BUNZEN, Clecio. Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa. São Paulo: Revista Estudos Linguísticos XXXIV, p. 557-562, 2005.

______________. A fabricação da disciplina escolar Português. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, 2011.

DIONISIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUZEN, Clecio & MENDONÇA, Márcia (orgs.). Múltiplas Linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 81-101, 2010.

OLIVEIRA, Tania Amaral; SILVA, Elisabeth Gavioli de Oliveira; SILVA, Cícero de Oliveira; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo Linguagens, 6º ano: Língua Portuguesa. 4. ed. – São Paulo: IBEP, 2015.

_________________________. Tecendo Linguagens, 7º ano: Língua Portuguesa. 4. ed. – São Paulo: IBEP, 2015.

_________________________. Tecendo Linguagens, 8º ano: Língua Portuguesa. 4. ed. – São Paulo: IBEP, 2015.

_________________________. Tecendo Linguagens, 9º ano: Língua Portuguesa. 4. ed. – São Paulo: IBEP, 2015.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, Roxane. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICS. 1. Ed. – São Paulo: Parábola, 2013.

_____________. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

____________. O perfil do Livro Didático de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (orgs.). Livro Didático de Língua Portuguesa, letramento e cultura da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, p. 69-99, 2003.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, p.155-177, 2002.

Downloads

Publicado

2022-07-14 — Atualizado em 2023-03-21

Versões