Sequência didática no ensino de leitura e produção de textos no Ensino Médio: viabilizando estratégias de letramento literário e de multiletramentos
Palavras-chave:
sequenciamento didático, ensino de literatura, multiletramentos.Resumo
É perceptível que, atualmente, as aulas de literatura têm perdido espaço na escola, principalmente no Ensino Médio. Os temidos vestibulares e o próprio ENEM condicionam o trabalho com a literatura a um trabalho pedagógico que está longe de ser uma experiência estética com a leitura literária. Assim, buscam sistematizá-la em escolas literárias e em um compêndio demasiado simplista de autores representativos de cada época. Buscando discutir a importância de um trabalho que preze o ensino de leitura e produção de textos, e que vise à promoção dos multiletramentos, este artigo discute a importância do sequenciamento didático para o ensino de língua materna. Para tanto, analisamos e comentamos um modelo de sequência didática relativa ao ensino de literatura, a partir das mais recentes orientações da Base Nacional Comum Curricular, especialmente, no que se refere à pertinência das leituras das adaptações do texto para diferentes gêneros discursivos. A análise evidenciou que o desenvolvimento da sequência de atividades apresentada na proposta é relevante porque explora o texto literário em diferentes modalidades, e, nesse sentido, corrobora o multiletramento. Além disso, o trabalho possibilitou reflexões concernentes a uma nova exploração do texto literário na sala de aula, conforme a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular (Ensino Médio). Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em abr. 2018.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, MEC, SEB, 2006. 239p, vol 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em abr. 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _______. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina: auto de Natal pernambucano. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina: auto de Natal pernambucano. Recife: Fundaji, Editora Massangana, 2009. (Edição em quadrinhos realizada por Miguel Falcão.)
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-21 (2)
- 2022-07-14 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 THAYANE MORAIS SILVA DE ALMEIDA, Ana Paula Martins Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor que publica seu manuscrito no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias concorda com os seguintes termos:
a) o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
b) o autor tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias;
c) o autor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).