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Letramento visual e abordagem pela via direta na formação de leitores

Autores

Palavras-chave:

letramento visual, abordagem pela via direta, gêneros textuais

Resumo

O letramento emerge no contexto das práticas sociais e culturais dos diversos grupos e envolve o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Além de ser uma aprendizagem linguística, a leitura é também uma aprendizagem social. Ela contribui para o pensamento crítico e é uma atividade ativa que aciona diferentes processos por parte do leitor no manuseio de gêneros variados, que circulam em diversos suportes como livros, revistas, jornais, rádio ou televisão, publicados em diferentes esferas da sociedade. Já o letramento visual é a habilidade de interpretar as informações visualmente apresentadas com base na premissa de que imagens podem ser lidas, e que seu significado pode ser decodificado por meio de um processo de leitura. Apresentamos uma proposta de trabalho com gêneros discursivos ancorada no ensino da leitura como processo que se aprende na prática através da abordagem pela via direta. Tal proposta é produto de um projeto desenvolvido pela Universidade [informação suprimida] em parceria com a Associação [informação suprimida]. Utilizamos para isso, o dispositivo pedagógico chamado lição de leitura.  criado para exemplificar, preparar e explicitar as estratégias empregadas em atividades de leitura. A lição de leitura é uma possibilidade metodológica que pode se adaptar a outros contextos de trabalho que objetivam a construção colaborativa de significados. A abordagem pela via direta aliada ao letramento visual permite o desenvolvimento de estratégias para a formação de leitores mais experientes no manuseio de diferentes gêneros discursivos.

Biografia do Autor

Ayumi Nakaba Shibayama, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia PUC-PR (2000), Letras Francês - UFPR (2008) e Letras Japonês UFPR (2018). Doutora em estudos linguísticos (2020) e mestre em linguística aplicada, UFPR (2016). Atualmente, é professora substituta no curso de Tecnologia em Comunicação Institucional no Setor de Educação Profissional e Tecnológica – UFPR.

Juliana Bueno, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006) e com 2º Grau Técnico em Desenho Industrial pelo antigo CEFET - PR (1999); é Doutora em Ciência da Computação (2014) e Mestre em Informática (2009) pela UFPR - na área de Interação Humano-Computador. Ainda, tem Pós-Doutorado em Design (2015-2016). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Design da UFPR e professora permanente e pesquisadora do PPGDesign-UFPR. Vice-coordenadora do curso de Design Gráfico e representante da linha de Sistemas de Informação no PPGDesign.

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[informação suprimida]

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2022-01-28

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