Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-01-28. Leia a versão mais recente.

Reflexões sobre a Metodologia de um Plano de Aulas para a Poesia no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Plano de aulas, Leitura, Sequência expandida

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a metodologia utilizada para a elaboração de um plano de aula para o Ensino Médio voltado para o livro Mar Absoluto, de Cecília Meireles. A principal referência para conceber este planejamento foi a sequência expandida proposta por Rildo Cosson (2014), que contempla quatro passos para que a leitura dos textos literários seja significativa: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação. Através dessas etapas, buscou-se desenvolver uma abordagem ao texto poético no espaço da sala de aula que possa valorizar a apropriação dos poemas pelos estudantes, fomentando o estudo do texto e o diálogo sobre os sentidos sugeridos a partir da leitura. Esta proposta é derivada de um recorte do trabalho de conclusão de graduação e foi motivada pelas atividades desenvolvidas no campo de estágio curricular.

Biografia do Autor

Odilaine Duran da Cruz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licenciada em Letras: Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS.

Pablo Lemos Berned, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Estudos de Literatura. Professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS.

Referências

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

GEBARA, Ana Elvira Luciano. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.

MEIRELES, Cecília. Mar absoluto e outros poemas; Retrato natural. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia não é difícil. São Paulo: Biruta, 2012.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI; REZENDE; JOVER-FALEIROS (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p.17-33.

TORREMOCHA, Pedro C. Cerrillo. Sociedad y Lectura. La importancia de los mediadores en lectura. In: RAMOS, A. M. (Org.). Formar Leitores para Ler o Mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 95-104.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-28

Versões