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O ENSINO DO ITALIANO NA OAB

Autores

  • Wânia Cristiane Beloni Unioeste

Palavras-chave:

Língua italiana LE, Variedades linguísticas, Ensino socio(inter)comunicativo.

Resumo

O presente artigo tem como intuito analisar a pertinência do projeto ItalianOAB vinculado à Ordem dos Advogados Subseção Cascavel, o qual tem como objetivo oferecer aulas de língua italiana para advogados associados e familiares. A oferta de estudo desse idioma na OAB justifica-se pela relação dessa língua com o Direito. Essa afinidade se dá pelo direito do povo romano, o qual embasa a constituição da sociedade pelo ordenamento jurídico e, também, pela cidadania italiana por descendência, Jus Sanguinis. Nesse sentido, o reconhecimento e a valorização da pluralidade linguística, pelo contexto histórico-cultural do oeste do Paraná, no qual conta com um número significativo de descendentes de italianos mostra-se prevalecer entre os interesses apresentados pelos alunos. Para melhor compreender esse contexto de ensino, serão analisados os questionários preenchidos no ato de inscrição dos 25 estudantes da turma de 2020. Serão observados o perfil dos alunos, as motivações e as expectativas, além da experiência in loco da docente e das experiências em sala de aula. Os dados serão analisados a partir do viés teórico dos estudos variacionistas e da Linguística Aplicada, no contexto de ensino cascavelense. Os resultados demonstram a necessidade em considerar a abordagem socio(inter)comunicativa (BELONI, 2021), ou seja, as diversidades linguísticas, a heterogeneidade cultural e a identidade étnica da comunidade nas aulas de língua italiana como língua estrangeira.

Biografia do Autor

Wânia Cristiane Beloni, Unioeste

Doutora em Letras pela Unioeste e professora no curso de Letras na mesma universidade. Componente dos grupos de pesquisa Centro de Estudos Vênetos no Paraná (Cevep) e Núcleo de Estudos em Língua Italiana no contexto Brasileiro (NELIB). 

 

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Publicado

2022-01-28

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