Multiletramento Audiovisual: a Constituição dos Sujeitos pela Linguagem nos Espaços de Cineclube

Autores

Palavras-chave:

Linguagem, Alteridade, Multiletramento, Cineclube, Ensino.

Resumo

Os estudos da Filosofia da Linguagem, teoria do Círculo de Bakhtin, apresentam considerações importantes e necessárias para a compreensão das práticas de multiletramentos presentes na contemporaneidade. Dessa forma, neste trabalho propomos discutir sobre o audiovisual nos espaços de cineclube como possibilidade de interação e promoção do pensamento crítico e reflexivo, logo, objetivamos buscar, a partir da linguagem audiovisual, problematizar a questão dos multiletramentos presentes nesses locais e sua importância acerca do ensino. Isso posto, sustentaremos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin e nos conceitos de multiletramento (ROJO; MOURA, 2012). Iniciaremos nosso trabalho apresentando alguns conceitos do campo bakhtiniano fundamentais para refletir a constituição dos sujeitos e, na sequência, apresentaremos os conceitos de multiletramento como práticas pedagógicas voltadas para a formação e constituição desses sujeitos. Por fim, contextualizaremos sobre os espaços de cineclube e, posteriormente, abordaremos a importância da linguagem, presente nesses locais, para a formação de sujeitos no qual a formação acontece por meio da alteridade, assim como discutiremos a relação entre o audiovisual e o ensino. O resultado deste estudo nos possibilitou refletir a relação que existe entre o audiovisual e a educação como facilitadora da produção do conhecimento, pois possibilita refletir, a partir dos debates envolvidos, os contextos históricos e políticos presente na contemporaneidade. Assim, nos espaços de cineclube, os filmes apresentados permitem aos sujeitos ampliarem sua visão de mundo, com isso propiciando uma formação mais crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Lucimara Grando Mesquita, Universidade Federal de Lavras

Lucimara Grando Mesquita é mestranda em letras pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2019), possui especialização em Didática e Trabalho Docente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei (2018). Graduada em Letras com licenciatura em Português/Espanhol (2017). Membro do Grupo de Pesquisa GEDISC (Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin) - Universidade Federal de Lavras. Docente voluntária e Estagiária docente na disciplina de Introdução à Análise do Discurso (2019-2020) e na disciplina Lingüística textual (2020) na UFLA.

Leonardo de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Lavras, é graduado no curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês), também pela UFLA (2014). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística e em Estudos Discursivos. É membro do grupo de estudos GEDISC (Grupo de Estudos Sobre o Círculo de Bakhtin), devotado à Filosofia da Linguagem e as suas interfaces com outras linguagens, sobretudo as audiovisuais. Participou do Projeto COBAI, corpus oral brasileiro de aprendizes de língua inglesa, durante o qual realizou estudos a partir de audições, transcrições e análises de entrevistas voltadas ao levantamento de particularidades na pronúnica, na sintaxe e no léxico de aprendizes brasileiros do idioma

Taísa Rita Ragi, Universidade Federal de Lavras

Possui formação técnica em Redes de Computadores pelo Centro Tecnológico de Minas Gerais de Nepomuceno (2015), atualmente é graduanda em Letras pela Universidade Federal de Lavras (2017). Participou do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), pelo curso de Letras/UFLA. Desenvolve pesquisa por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC- UFLA) sobre textos multimodais e sua inserção na sala de aula como ferramenta de ensino de Língua Portuguesa. Atualmente é bolsista do programa de Residência Pedagógica e membra do grupo de pesquisa, Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa - Cnpq- UFLA)

Referências

ALVES, Giovane; MACEDO, Felipe. Cineclube, Cinema e Educação. Bauru, 2010.

BAKHTIN, Mikael. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

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SOUZA, Adriana Carneiro de. Cineclubismo no Brasil: visões de ontem e perspectivas do contemporâneo. 2011. 74f. Trabalho de conclusão de curso- Curso de estudos de mídia, Universidade federal fluminense. Disponível em: https://tropicaline.files.wordpress.com/2012/04/cineclubismo-no-brasil.pdf. Acesso em: novembro de 2020.

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Publicado

2022-01-28 — Atualizado em 2023-03-21

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