Multiletramento Audiovisual: a Constituição dos Sujeitos pela Linguagem nos Espaços de Cineclube
Palavras-chave:
Linguagem, Alteridade, Multiletramento, Cineclube, Ensino.Resumo
Os estudos da Filosofia da Linguagem, teoria do Círculo de Bakhtin, apresentam considerações importantes e necessárias para a compreensão das práticas de multiletramentos presentes na contemporaneidade. Dessa forma, neste trabalho propomos discutir sobre o audiovisual nos espaços de cineclube como possibilidade de interação e promoção do pensamento crítico e reflexivo, logo, objetivamos buscar, a partir da linguagem audiovisual, problematizar a questão dos multiletramentos presentes nesses locais e sua importância acerca do ensino. Isso posto, sustentaremos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin e nos conceitos de multiletramento (ROJO; MOURA, 2012). Iniciaremos nosso trabalho apresentando alguns conceitos do campo bakhtiniano fundamentais para refletir a constituição dos sujeitos e, na sequência, apresentaremos os conceitos de multiletramento como práticas pedagógicas voltadas para a formação e constituição desses sujeitos. Por fim, contextualizaremos sobre os espaços de cineclube e, posteriormente, abordaremos a importância da linguagem, presente nesses locais, para a formação de sujeitos no qual a formação acontece por meio da alteridade, assim como discutiremos a relação entre o audiovisual e o ensino. O resultado deste estudo nos possibilitou refletir a relação que existe entre o audiovisual e a educação como facilitadora da produção do conhecimento, pois possibilita refletir, a partir dos debates envolvidos, os contextos históricos e políticos presente na contemporaneidade. Assim, nos espaços de cineclube, os filmes apresentados permitem aos sujeitos ampliarem sua visão de mundo, com isso propiciando uma formação mais crítica e reflexiva.
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- 2023-03-21 (2)
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