Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-06-26. Leia a versão mais recente.

As construções de ethos e pathos na publicidade de produtos infantis

Autores

  • Luana Maria Siqueira Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) / UFRJ
  • Natália Rocha Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) / UFRJ

Palavras-chave:

enunciação, ethos, pathos, publicidade

Resumo

Este artigo propõe a análise de textos do gênero publicitário, sobo viés da Teoria Semiolinguística do Discurso. Pretende-se dar enfoque na construção do ethos e do pathos nesse processo comunicativo, mostrando como essas duas instâncias estão intrinsecamente ligadas. Para tanto, foram selecionados textos publicitários de produtos infantis cujo público-alvo são os pais, principalmente as mães, valendo-se – essas empresas – de maneira conveniente da ideia já bastante difundida em sociedade da ligação incondicional de amor entre mãe e filho. O objetivo deste trabalho é fazer considerações a respeito do modo com ethos e pathos são construídos numa relação especular noprojeto de influência do enunciador sobre o auditório, mobilizando-o não só pelo convencimento, mas também pela persuasão.

Biografia do Autor

Luana Maria Siqueira Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) / UFRJ

É Doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ, com pesquisa em Análise Semiolinguística do Discurso. Nessa mesma instituição, concluiu seu mestrado (Fonética Acústica), graduação e lecionou, como professora substituta, durante dois anos. Hoje, atua como professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias, e é membro do CIAD - Centro interdisciplinar de Análise do Discurso (UFRJ).

Natália Rocha Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) / UFRJ

Natália Rocha Oliveira é doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Língua Portuguesa pela mesma universidade. É professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do IFRJ e membro do CIAD - Centro interdisciplinar de Análise do Discurso

Referências

AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 119-144.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

CHARAUDEAU, Patrick. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato (orgs.). Análises do Discurso Hoje. Vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna) 2010a. p.57-78.

CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MACHADO, Ida Lucia; MENDES, Emília (orgs.). As emoções no discurso. Vol. II. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010b. p. 23-56.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização do discurso. São Paulo: Contexto, 2009a.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009b.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007a, p. 11- 30.

CHARAUDEAU, Patrick. Pathos e Discurso Político. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emília (orgs.). As emoções no discurso. Vol. I. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007b. p. 240-251.

DOMINIQUE, Maingueneau. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (orgs.). Ethos discursivo. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011a. p. 11-32.

DOMINIQUE, Maingueneau. Ethos, Cenografia, Incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011b. p. 69-92.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. Contexto: São Paulo, 2011.

PIRIS, Eduardo Lopes. A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n.2, p. 52-62, mai. 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Versões

Edição

Seção

Artigo