Cultura(s) em livros de inglês do Programa Nacional do Livro Didático: caminhos possíveis para uma educação intercultural crítica

Autores

Palavras-chave:

Cultura, interculturalidade crítica, livro didático, língua inglesa.

Resumo

Partindo de uma reflexão sobre conceitos de cultura que permeiam as políticas educacionais brasileiras, com foco no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), analisamos atividades que abordam estereótipos e identidade cultural em duas obras didáticas de língua inglesa, voltadas para o nível médio de ensino. No contexto cultura-livro didático (TÍLIO, 2010; PULVERNESS, 2014), visamos a compreender como (e se) os discursos reforçam e/ou (des)constroem estereótipos. Apoiadas em estudos sobre interculturalidade crítica (CANDAU; RUSSO, 2010; CANDAU, 2016; WALSH, 2009; 2016), concebida como uma estratégia ética e política para o desenvolvimento do pensamento decolonial, sinalizamos o livro didático como um possível recurso gerador de discussões transformadoras (FREIRE, [1967]2015; FREIRE, [1982]2017). Construímos um aparato teórico-metodológico pautado por conceitos de cultura (EAGLETON [2000]2005; KRAMSH [1988]2017), bem como pelos pressupostos da multimodalidade e da gramática do design visual (KRESS, 2010; KRESS & van LEEUWEN, [1996]2006). Em nossas conclusões inacabadas, abrimos espaço para futuras reflexões sobre a educação intercultural crítica como uma abordagem potente para repensarmos como as relações de poder atravessam os discursos sobre língua(gem) e cultura no livro didático de língua inglesa.

Biografia do Autor

Patrícia de Souza Martins, Colégio Pedro II, RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora de Língua Inglesa no Colégio Pedro II, RJ, Brasil.

Bruna Quartarolo Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Professora de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação João XXIII, na Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juiz de Fora, Brasil.

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2021-06-26 — Atualizado em 2023-03-21

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