Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-06-26. Leia a versão mais recente.

Clube de leitura: uma possibilidade de formação de leitores literários

Autores

  • Mariana Fernandes Vasconcellos Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Palavras-chave:

Leitura Literária, Formação de leitores, Clubes de leitura

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência com o desenvolvimento de um projeto de leitura literária, estruturado através de um Clube de Leitura, implementado em uma escola da zona rural do município de Uruguaiana/RS, tendo como público-alvo os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia contemplou três encontros do Clube de Leitura com aproximadamente quarenta minutos cada um, totalizando duas horas. Cada encontro teve objetivos e metodologia específicos, de acordo com as especificidades dos textos literários lidos. Para tanto, realizamos um estudo teórico acerca da leitura literária na escola e dos clubes de leitura, baseado em autores como: Colomer (2007); Cosson (2008); Maria (2016) e Yunes (2009). Os resultados obtidos após a aplicação do projeto apontam o silenciamento de práticas de leitura literária na escola, indicam que os projetos de leitura podem ser um dos caminhos para a formação de leitores e evidenciam que os clubes de leitura são uma opção para a qualificação do trabalho com a literatura em sala de aula.

Biografia do Autor

Mariana Fernandes Vasconcellos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2008), dicente no curso de Mestrado Profissional em Ensino Línguas pela Universidade Federal do Pampa (2019).Atualmente é servidora da PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA, exercendo a função de vice-diretora na Escola Municipal de Educação Básica - Pré Escola e Ensino Fundamental-l Dom Fernando Mendes Tarragó, Uruguaiana - RS. 

 

Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Letras pela PUCRS. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa. Atua nas áreas de literatura e formação de leitores. 

Referências

CANDIDO, A. Ensayos y comentarios. Trad. Rodolfo M. Sandoval e Maria T. Celada. Campinas: Ed. da Unicamp; São Paulo: Fondo de Cultura Económica de México, 1995.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola.1. ed. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2. ed. São Paulo: Global, 2016.

SCHWARTZ, Alvin. Histórias assustadoras para contar no escuro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados.1. ed. Curitiba: Aymará, 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Versões

Edição

Seção

Relato de Experiência