Clube de leitura: uma possibilidade de formação de leitores literários
Palavras-chave:
Leitura Literária, Formação de leitores, Clubes de leituraResumo
O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência com o desenvolvimento de um projeto de leitura literária, estruturado através de um Clube de Leitura, implementado em uma escola da zona rural do município de Uruguaiana/RS, tendo como público-alvo os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia contemplou três encontros do Clube de Leitura com aproximadamente quarenta minutos cada um, totalizando duas horas. Cada encontro teve objetivos e metodologia específicos, de acordo com as especificidades dos textos literários lidos. Para tanto, realizamos um estudo teórico acerca da leitura literária na escola e dos clubes de leitura, baseado em autores como: Colomer (2007); Cosson (2008); Maria (2016) e Yunes (2009). Os resultados obtidos após a aplicação do projeto apontam o silenciamento de práticas de leitura literária na escola, indicam que os projetos de leitura podem ser um dos caminhos para a formação de leitores e evidenciam que os clubes de leitura são uma opção para a qualificação do trabalho com a literatura em sala de aula.
Referências
CANDIDO, A. Ensayos y comentarios. Trad. Rodolfo M. Sandoval e Maria T. Celada. Campinas: Ed. da Unicamp; São Paulo: Fondo de Cultura Económica de México, 1995.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola.1. ed. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? 2. ed. São Paulo: Global, 2016.
SCHWARTZ, Alvin. Histórias assustadoras para contar no escuro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados.1. ed. Curitiba: Aymará, 2009.
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- 2023-03-21 (2)
- 2021-06-26 (1)
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