This is an outdated version published on 2021-06-26. Read the most recent version.

Uma proposta de formação leitora a partir da coletânea de contos Mulher explícita (2019), de Alciene Ribeiro, na perspectiva do método recepcional

Authors

  • Amanda Eliane Lamônica Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Camila Gonçalves da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Keywords:

Leitura Literária, Contos, Mulher explícita, Método Recepcional, Intertextualidade

Abstract

O presente artigo norteia-se na valorização do leitor literário, sugerindo possiblidades metodológicas aos docentes na esfera da educação básica, apresentando propostas de práticas de formação leitora, que de fato propiciem experiências literárias significativas aos estudantes. Para tanto, analisar-se-á três contos da obra Mulher explícita (2019), da escritora Alciene Ribeiro com vistas à intertextualidade entre outros gêneros textuais: Independência e morte (2019) dialogando com Os assassinatos na Rua Morgue (2017), de Edgar Allan Poe; Lagarta gente boa (2019) com a poesia Retrato do artista quando coisa (2002), de Manoel de Barros; e Boné vermelho (2019) com o filme Orações para Bobby, do cinematográfico Karllus Duarte Prata, dublado em português e publicado em 2012 no Brasil. Como proposição para o desenvolvimento e hábito da leitura literária, propõe-se o método recepcional, cuja fundamentação teórica tem como premissa os estudos de Bordini e Aguiar (1993), tendo em vista considerarem o leitor como parte integrante no processo de produção e significado da obra. Além disso, pautar-se-á em autores com Zilberman (1989) e Silva (1998) acerca das asserções sobre a leitura literária, e nas análises de Rodrigues (2017) sobre a importância da literatura frente ao documento da Base Nacional Comum Currricular.

Author Biographies

Amanda Eliane Lamônica Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Letras pela faculdade de Educação de Osvaldo Cruz – Feocruz. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifacvest. Especialista em Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia Institucional, Coordenação Pedagógica e Educação Especial e Inclusiva. Mestre em Letras em Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutoranda em Estudos Literários /PPG-Letras/UFMS, área de concentração: Historiografia Literária: recepção e crítica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Ensino Médio de Língua Portuguesa da Rede Estadual – SED/MS. Professora do Ensino Fundamental I de Língua Inglesa da Rede Municipal – SEMEC. Professora do Ensino Superior da Associação Educacional de Mato Grosso do Sul - AEMS no curso de Pedagogia.

Camila Gonçalves da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Letras (UEMS) e Pedagogia (UNIJALES), com especialização nas seguintes áreas: Educação básica e Ensino superior (FECRA); Língua portuguesa e Literatura (FCE); Gestão escolar e Coordenação pedagógica (FCE); e Educação Inclusiva. Mestrado em Educação (UEMS) e Doutoranda em Doutoranda em Estudos Literários /PPG-Letras/UFMS. Área de Concentração: Historiografia Literária: recepção e crítica. Professora efetiva na REE de Mato Grosso do Sul (SED/MS). Possui experiência como docente nos Anos Finais e Médio da Educação básica, como Coordenadora pedagógica (2015-2017), como professora no Ensino superior, atuando nos cursos de Pedagogia e Administração (2015-2017) e, em cursos da pós-graduação (lato sensu). Atualmente atua como professora formadora na Coordenadoria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (CFOR/SED/MS). 

References

BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002.

AGUIAR, Vera Teixeira de. Que livro indicar? Interesses do leitor jovem. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1979.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera T. de. Literatura a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. O direito à literatura. 3.ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

LEITE, Alciene Ribeiro. Ave, Alciene Ribeiro! Entrevista com a autora. Disponível em: https://editorapangeia.com.br/ave-alciene-ribeiro-entrevista-com-a-autora/. Acesso em 10 de Jul. 2020.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

LEITE, Alciene Ribeiro. Vozes do feminino em Alciene Ribeiro. Disponível em: https://editorapangeia.com.br/vozes-do-feminino-em-alciene-ribeiro/. Acesso em 10 de jul. 2020.

LOPES, Paulo Emanuel. Orações para Bobby reflete sobre família, sexualidade e religião. POVO ON LINE. Revista LAB282. [S.I] 2018. Disponível em: https://www20.opovo.com.br/app/revistas/cultura/2018/09/14/notrcultura,3681466/baseado-em-fatos-reais-oracoes-para-bobby-reflete-sobre-familia-se.shtml. Acesso em 13 de Ago. 2020.

MONTANHER, Tatiane Dias. Contos universais em sala de aula: um projeto de leitura literária no ensino fundamental. Três Lagoas, 2019, 419 fls. (Dissertação de Mestrado – Orientador: Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues) – PROFLETRAS/CPTL/UFMS.

POE, E. A. Os crimes da Rua Morgue e outras histórias extraordinárias. Trad. LISPECTOR, C. Fantástica Rocco, 2017.

PRATA, Karllus Duarte. Orações para Bobby. Dublado em Português. Filme. Lançado no Brasil no ano de 2012. 1h. 31min e 35 s. Gênero. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-147140/trailer-19542629/. Acesso em 13 de Ago. 2020.

RIBEIRO, Alciene. Mulher explícita. 1ª edição. Uberlância, MG: Editora Pangeia, 2019.

RODRIGUES, Rauer Ribeiro. BNCC – Laudo avaliativo encaminhado ao MEC em 20 de janeiro de 2017 referente ao BNCC de Língua Portuguesa e Alfabetização. Disponível em: <https://www.academia.edu/37960431/BNCC_LAUDO_AVALIATIVO_Linguagens_c_Rauer_Ribeiro_Rodrigues> Último acesso em 10 ago. 2020.

SILVA, Ezequiel T. Elementos de Pedagogia da Leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Published

2021-06-26

Versions