Uma proposta de formação leitora a partir da coletânea de contos Mulher explícita (2019), de Alciene Ribeiro, na perspectiva do método recepcional
Keywords:
Leitura Literária, Contos, Mulher explícita, Método Recepcional, IntertextualidadeAbstract
O presente artigo norteia-se na valorização do leitor literário, sugerindo possiblidades metodológicas aos docentes na esfera da educação básica, apresentando propostas de práticas de formação leitora, que de fato propiciem experiências literárias significativas aos estudantes. Para tanto, analisar-se-á três contos da obra Mulher explícita (2019), da escritora Alciene Ribeiro com vistas à intertextualidade entre outros gêneros textuais: Independência e morte (2019) dialogando com Os assassinatos na Rua Morgue (2017), de Edgar Allan Poe; Lagarta gente boa (2019) com a poesia Retrato do artista quando coisa (2002), de Manoel de Barros; e Boné vermelho (2019) com o filme Orações para Bobby, do cinematográfico Karllus Duarte Prata, dublado em português e publicado em 2012 no Brasil. Como proposição para o desenvolvimento e hábito da leitura literária, propõe-se o método recepcional, cuja fundamentação teórica tem como premissa os estudos de Bordini e Aguiar (1993), tendo em vista considerarem o leitor como parte integrante no processo de produção e significado da obra. Além disso, pautar-se-á em autores com Zilberman (1989) e Silva (1998) acerca das asserções sobre a leitura literária, e nas análises de Rodrigues (2017) sobre a importância da literatura frente ao documento da Base Nacional Comum Currricular.
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