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Literatura infantil e alfabetização: algumas reflexões

Autores

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Alfabetização. 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho reflete a respeito da alfabetização nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental incidindo, particularmente, sobre as contribuições da literatura infantil neste processo. Estruturado a partir de estudo bibliográfico, há, inicialmente, discussão dos conceitos de alfabetização e letramento na literatura especializada (SOARES, 1985, 2003a, 2003b, 2004, 2006, 2017; TFOUNI, 2017) e a partir dos documentos que norteiam a educação escolar brasileira – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997), Base Nacional Comum Curricular (2018) e Política Nacional de Alfabetização (2019). Em seguida, relaciona-se literatura infantil e alfabetização (PAIVA, 2005; SARAIVA; BECKER; VALE, 2001; ZILBERMAN, 1988, 2003). Nossos resultados indicam que a literatura infantil favorece o processo de alfabetização, sendo fundamental sua inserção nas práticas pedagógicas docentes realizadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Amanda da Silva, Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio/Fal)

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Alagoas

Geni Kelly Soares Idalino Falção, Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio/Fal)

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Alagoas

Maria Joelma Teles da Silva, Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio/Fal)

Graduada em Licenciatura Letras/Inglês pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Atualmente graduanda em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Alagoas.

Kall Anne Sheyla Amorim Braga, Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio/Fal)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), linha de pesquisa Educação e Linguagem. Na interface teórica dos estudos desenvolvidos em Genética Textual e Linguística da Enunciação, tem investigado processos de escritura de escreventes novatos (discurso reportado, pontuação, letramento). Professora titular I da Faculdade Estácio de Alagoas, Curso de Pedagogia. É integrante do grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C) e colaboradora do Laboratório do Manuscrito Escolar (LÂME). Tem orientado trabalhos nas áreas de Alfabetização e Letramento, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Didática.

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2021-06-26

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