Literatura infantil e alfabetização: algumas reflexões
Palavras-chave:
Literatura Infantil. Alfabetização. 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.Resumo
Este trabalho reflete a respeito da alfabetização nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental incidindo, particularmente, sobre as contribuições da literatura infantil neste processo. Estruturado a partir de estudo bibliográfico, há, inicialmente, discussão dos conceitos de alfabetização e letramento na literatura especializada (SOARES, 1985, 2003a, 2003b, 2004, 2006, 2017; TFOUNI, 2017) e a partir dos documentos que norteiam a educação escolar brasileira – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997), Base Nacional Comum Curricular (2018) e Política Nacional de Alfabetização (2019). Em seguida, relaciona-se literatura infantil e alfabetização (PAIVA, 2005; SARAIVA; BECKER; VALE, 2001; ZILBERMAN, 1988, 2003). Nossos resultados indicam que a literatura infantil favorece o processo de alfabetização, sendo fundamental sua inserção nas práticas pedagógicas docentes realizadas em sala de aula.
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