A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Iuri Bueno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maysa de Oliveira Brum Bueno
  • Ruberval Franco Maciel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Multimodalidade, Multiletramento, COVID-19.

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado do programa de Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e objetivou  analisar a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos em ambientes multimodais de estudantes de graduação do curso de Letras – Licenciatura e Bacharelado; e ainda investiga a relação entre o aluno, o ambiente virtual e os demais envolvidos no processo em tempos da pandemia COVID-19. A realidade atual exige que a Educação se aproprie dos recursos tecnológicos e passem a vê-los como aliados ao processo de ensino-aprendizagem. Foi escolhida como abordagem metodológica a etnografia virtual por se tratar de um tema que implica considerar os processos de interação dos estudantes sobre as experiências vivenciadas no ambiente virtual. Resultados preliminares apontam que está havendo êxito na adaptação do presencial para o online pelo fato do professor já ter desenvolvido atividades em um ambiente multimodal que tinha o estudante no centro da aprendizagem.

Palavras-chave: Multimodalidade. Multiletramento. COVID-19.

Biografia do Autor

Iuri Bueno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Letras.

Maysa de Oliveira Brum Bueno

professora e pesquisadora de tecnologias educacionais

Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

professor do Departamento de Letras da UEMS

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Publicado

2020-12-10 — Atualizado em 2023-03-21

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