RELACIONANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL COM O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Formação Integral, Argumentação, Prática Docente.

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar a formação humana integral com o ensino da argumentação e a prática docente de modo a propiciar oportunidades de constituição do cidadão crítico-reflexivo. Toma-se como base o trabalho como princípio educativo para fomentar a educação libertadora que leva o aluno a refletir sobre seu lugar no mundo do trabalho e interferir sobre ele. Ressalta-se que o fazer pedagógico na disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio Integrado constitui-se um facilitador nos processos de construção do pensamento crítico por meio do ensino da argumentação. O trabalho do educador, através da prática docente, consciente de seu papel mediador, possibilita um modo de aprendizagem amplo. Esta reflexão se ampara nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, elucidando o ensino da argumentação e o papel da prática docente. Conclui-se que o ato de argumentar é condição fundamental na formação do cidadão crítico-reflexivo e que a educação deve proporcionar a aprendizagem dessa habilidade por meio de seu ensino em sala de aula.

Biografia do Autor

Viviane Oliveira de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal-Central

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa (2006) e especialização em Língua Portuguesa: leitura, produção de textos e gramática (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – IFRN campus Mossoró. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal-Cental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, linguística, discurso e argumentação.

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró

Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua no ensino de inglês em cursos técnicos de nível médio, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

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2020-12-10 — Atualizado em 2023-03-21

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