As conexões da linguagem entre a literatura e o ensino na Alesc

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Educação, Imagem, Memória, Tempo

Resumo

Este ensaio apresenta a Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) evidenciando o início do ensino. O fio multidisciplinar benjaminiano é o condutor das correlações trazidas pela passagem do tempo através da memória. A leitura parte das interfaces literatura e educação. Para tanto, o fundamento teórico é a percepção da memória em “escavando e recordando” (BENJAMIN, 1987) amparada pela leitura da palavra como imagem em Blanchot (2010) e Didi-Huberman (2010) que leva a imagem dialética (BENJAMIN, 2006; BUCK-MORSS, 2002) formando uma constelação literária para pensar as imagens da educação no Parlamento Catarinense. O trabalho se enquadraria como um registro da memória no campo das Ciências da Linguagem no qual o recorte seria as conexões literatura/educação observadas desde a inserção do ensino na Alesc.

Biografia do Autor

Laura Josani Andrade Correa, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Escola do Legislativo

Cursou Doutorado em Literatura, na Linha de Pesquisa Tempo, Arquivo e Imagem, pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Mestrado em Estudos da Cultura Contemporânea, na Linha de Pesquisa Comunicação e Mediações Culturais, pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT; Bacharelado em Comunicação Social, habilitação Rádio e TV pela UFMT. Tecnólogo em Gestão Pública pela Unisul. É servidora da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina/ ALESC e atua na equipe da Escola do Legislativo/ELSC, na chefia do Núcleo de Pesquisa e Produção do Conhecimento. É membro do Núcleo de Estudos Benjaminianos, NEBEN/UFSC. Pesquisa os seguintes temas: literatura, cultura, comunicação e educação, subtemas: videoclipe, documentário, cinema, cultura das mídias, cultura pop, cibercultura, cultura da convergência, mídia-educação, letramento midiático, tecnologias na educação e leituras benjaminianas de imagens, do tempo, da memória e da ruína.

Jussie Sedrez Chaves, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Escola do Legislativo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Especialista em Comunicação Eleitoral e Marketing Político; Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Bacharel em Comunicação Social; Tecnólogo em Multimídia Digitais. É servidor da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina/ALESC, atua na equipe da Escola do Legislativo/ELSC, chefiando o Núcleo de Comunicação. Pesquisa os seguintes temas: tradução, cultura, comunicação e educação, subtemas: intermedialidade, cibercultura, cultura da convergência, mídia-educação, letramento midiático e tecnologias na educação.

Referências

ANDRADE, Ana Luíza; Capela, Carlos Eduardo; Barros, Rodrigo Lopes (org.) Ruinologias: ensaios sobre destroços do presente. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.

BARRENTO, João. Limiares: sobre Walter Benjamin. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita- A palavra plural (palavra de escrita). Tradução: Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2010.

BENJAMIN, Walter. Escavando e Recordando. Obras Escolhidas II. Rua de mão única. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

_______________. Passagens. Tradução: Irene Aron e Willi Bolle. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Tradução Ana Luiza Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

DERRIDA, Jacques. Demorar: Maurice Banchot. Tradução Flávia Trocoli e Carla Rodrigues, Florianópolis, Editora da UFSC, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

_______________________. Devolver a imagem. In: ALLOA, Emmanuel (organizador). Pensar a imagem. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57ª Edição. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2018.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo, SP: Editora 34, 2009.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: O desafio para o século XXI. 7ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. 20ª Edição São Paulo: Cortez, 2011.

_______________________. Professores: autores e atores nos dizeres da escola: a contribuição da reflexão filosófica. IN: SEVERINO, A. J.; ALMEIDA, C. R. S. e LORIERI, M. A. (Orgs.). Perspectivas da filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTA CATARINA, Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Resolução Nº 72/2000.

_______________. Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Lei Estadual nº1.086/1971.

_______________.Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Resolução DP nº 40/1992.

_______________. Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Resolução nº 1.394/1992.

_______________. Assembleia Legislativa do Estado de /ALESC. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, 2014/2018.

SARLO, Beatriz. Sete ensaios sobre Walter Benjamin e um lampejo. Tradução: Joana Angélica d’Ávila Melo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-10 — Atualizado em 2023-03-21

Versões

Edição

Seção

Ensaio