Curso de Espanhol desde a Perspectiva da Arte: uma experiência de ensino/extensão no IFRJ

Autores

  • Bárbara Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) http://orcid.org/0000-0002-5894-3218
  • Giselle da Motta Gil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Palavras-chave:

Ensino de Língua Estrangeira, Gêneros do Discurso, Língua Espanhola

Biografia do Autor

Bárbara Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Bárbara Caldas é doutora em Estudos da Linguagem (2019) pela Universidade Federal Fluminense - UFF, é mestra em Literaturas Hispânicas (2006) pela mesma universidade, além de ser especialista em Literatura Espanhola Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009) e especialista em Língua Espanhola Instrumental para Leitura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2013). Desde 2011 é professora efetiva de língua espanhola do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Rio de Janeiro - onde atua no ensino médio, no ensino técnico e no ensino superior. Participou do grupo de trabalho para a criação e implantação do CIEL - Centro Institucional de Estudos de Línguas do IFRJ e atualmente é integrante do projeto de pesquisa Educação Linguística na Rede Técnica e Tecnológica - ELITE. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Espanhola, Ensino de Língua Estrangeira, Análise do Discurso, Política Linguística e Glotopolítica.

Giselle da Motta Gil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Giselle da Motta GIL é doutora em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense - UFF (conclusão em 2017). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (conclusão em 2011) e bacharel/ licenciada em Letras- Português/Espanhol pela mesma instituição (2005). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência e de Extensão e pesquisadora de Iniciação Científica. Atualmente é professora de Espanhol /LE e Língua Portuguesa/Literatura Brasileira do IFRJ/campus São Gonçalo atuando no Ensino Médio Técnico. Atuou como professora de Espanhol /LE do Ensino Básico na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro ( de fevereiro/2006 a maio/2012). Foi professora do Curso de Espanhol/ LE oferecido pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ aos professores dessa Universidade (de abril/2010 a agosto/2011). Seu foco de pesquisa recai sobre Práticas de Linguagem, discursividade e trabalho do professor.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª edição, São Paulo: Editora 34, 2016.

Conselho da Europa. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - aprendizagem, ensino, avaliação. Edições ASA para edição portuguesa, 2001.

IFRJ. Projeto Pedagógico Institucional: PPI / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IFRJ, 2015a.

IFRJ. Projeto de Desenvolvimento Institucional: PDI / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IFRJ, 2015b.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos da comunicação. 6ª edição ampliada. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et all (org.) Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

2020-06-19 — Atualizado em 2023-03-21

Versões

Edição

Seção

Relato de Experiência