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O fenômeno da Concordância Nominal na escrita: a avaliação de falantes de diferentes níveis de escolaridade

Autores

Palavras-chave:

Concordância nominal. Sociolinguística. Crenças e Atitudes. Nível de escolaridade

Resumo

A concordância nominal é um fenômeno variável de realização versus não realização da regra, em que a variante plural [s] é considerada de prestígio, enquanto a variante [0] é estigmatizada. Neste artigo, o objetivo é discutir o valor social da variante [0] na escrita do PB entre usuários da língua de diferentes níveis de escolaridades: alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior e professores de Língua Portuguesa. Para isso, o trabalho tem como bases teórico-metodológicas a Sociolinguística Laboviana e os estudos de Crenças e Atitudes. Desse modo, a partir de testes de Crenças e Atitudes, foi possível notar que a variante zero é mais saliente entre falantes de maior grau de instrução. Ademais, quando a variante zero é notada, é avaliada de forma negativa por todos os participantes, independentemente do nível de escolaridade.

Biografia do Autor

Mara Pereira Mariano, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora na área de Língua Portuguesa - Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, leciono na rede básica de ensino no município do Rio de Janeiro e atuo como supervisora pedagógica no setor de Correção de redações na Empresa Eleva.

Eliete Figueira Batista da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ

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2020-12-10

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