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Quasímodo e Claude Frollo: criatura e criador

Autores

Palavras-chave:

Romance, Walter Scott, Victor Hugo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo indicar possíveis conexões estéticas e temáticas existentes entre o romance histórico oitocentista, configurado em sua gênese pelo romance scottiano, e o gênero gótico, nascido a partir da produção artística do pré-romantismo europeu e das experiências narrativas de autores como Horace Walpole, Ann Radcliffe e Mattew Lewis. Essas relações entre o gótico e o medievalismo romântico de Scott foram objetivadas, por exemplo, no romance Notre-Dame de Paris de Victor Hugo, publicado em 1831. Na narrativa de Hugo podemos notar a ambientação de uma atmosfera sombria e sobrenatural que se estende na caracterização da Catedral de Notre-Dame, no desenrolar do enredo e na configuração ambivalente e monstruosa de Quasímodo e Claude Frollo.

 

Biografia do Autor

Leonardo de Atayde Pereira, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em História pela Universidade de São Paulo/ Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo/ Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo

Referências

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Publicado

2020-06-19

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Seção

Artigo