Esta es un versión antigua publicada el 2020-06-19. Consulte la versión más reciente.

Ensino de língua inglesa e de LIBRAS usando o WhatsApp: uma narrativa de experiências docentes no IFPR – Campus Assis Chateaubriand

Autores/as

Palabras clave:

WhatsApp, ensino de língua inglesa e de LIBRAS, IFPR.

Resumen

o ensino de línguas, de modo geral, requer mais do que a apreensão de seus aspectos sintáticos, semânticos e gramaticais, presume mesmo seu efetivo emprego discursivo possibilitado pelo desenvolvimento da competência linguística de seus eventuais falantes ou usuários. Para tanto, a consideração das particularidades dos idiomas em estudo faz-se necessário, como as que se referem às especificidades da língua inglesa, cuja aprendizagem, comumente, se pauta no domínio das habilidades de escrita, leitura, fala e escuta/compreensão; e as concernentes ao caráter espaço-visual da língua brasileira de sinais – LIBRAS. Geralmente, levar em conta a importância dessas particularidades no processo de ensino-aprendizagem significa elencar abordagens e recursos adequados para fomentá-las, muitos deles fornecidos pela e/ou encontrados nas Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs. Esta narrativa de experiências didáticas aborda o emprego pedagógico do aplicativo WhatsApp como ferramenta de mediação e de promoção das habilidades de fala e escuta/compreensão em atividades de língua inglesa, bem como de difusão de mídias visuais dinâmicas – vídeos que reproduzem e comunicam saberes em LIBRAS; isto, no Instituto Federal do Paraná, campus de Assis Chateaubriand. Objetiva-se, além da divulgação das práticas realizadas, enfatizar a adequação educacional do aplicativo em questão, concorrendo para a promoção de abordagens similares.

Biografía del autor/a

Celina de Oliveira Barbosa Gomes, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Formou-se em Letras Inglês e Português pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, estudando anteriormente Tecnologia em Informática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, ambas em Cornélio Procópio - PR. Fez pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, Especialização em Letras - Estudos Contemporâneos em Literatura, também pela UENP e Especialização em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo - UCESP - SP. É Mestre em Letras - Estudos Literários e Doutoranda em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Letras - Estudos Literários, especialmente nos âmbitos da Ecocrítica Pós-colonial e do Pós-colonialismo.

Citas

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, seção 1, pl., p.23, 25 abr. 2002.

HOBBS, Renee; JENSEN, Amy. The past, present, and future of media literacy education. Journal of media literacy education, v. 1, n. 1, p.1-11, 2009.

SENEFONTE, Fábio Henrique Rosa; TALAVERA, Marjorie Ninoska Gómez. O WhatsApp como ferramenta no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Entretextos, Londrina, v.18, n.1, p.241-264, 2018.

SOUZA, Melody Pablos. Ressignificando o papel do celular em sala de aula: possibilidades de utilização no ensino de língua inglesa. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Inglesa) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo – SP, 2013.

Publicado

2020-06-19

Versiones

Número

Sección

Relato de Experiência