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Interfonologia do português na aquisição de língua espanhola por alunos de letras: propostas didático-pedagógicas

Autores

Palavras-chave:

Interferências. Atividades. Docentes. Fonemas. Alunado.

Resumo

Esta pesquisa nasce com o objetivo de analisar as interferências que a língua materna do estudante tem sobre a língua estrangeira estudada. Além disso, dentro de um viés aplicado, objetivamos propor atividades para as aulas de língua espanhola, assim, unindo a teoria à prática, de modo interativo, com a finalidade de praticar e melhorar a pronúncia e evitar a fossilização do erro do alunado. Como aporte teórico, contamos com Selinker (1972) e Mesquita (2018) que tratam sobre o conceito de interlíngua. Já Sucla (2006) e Vázquez (2007) falam sobre o erro e a fossilização. Como metodologia, esse trabalho se caracteriza por ser qualitativo de cunho descritivo-explicativo. Nossos sujeitos são alunos do 5º período do curso de Letras-Espanhol e o corpus utilizado são as gravações de leituras. Após a análise realizada, verificamos que os fonemas mais susceptíveis à fossilização são os alveolares, sendo as vibrantes os fonemas em que os informantes mais apresentaram dificuldades de pronúncia.

Biografia do Autor

José Rodrigues de Mesquita Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Língua Estrangeiras da Universidade do estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras pela mesma instituição.

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Publicado

2020-12-10

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Artigo