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O modo de organização argumentativo de outdoors em eleições presidenciais

Autores

Palavras-chave:

Argumentação. Lógica Argumentativa. Outdoor.

Resumo

Com base nas contribuições teóricas de Charaudeau (2014), este artigo tem por objetivo analisar e identificar o modo de organização argumentativo em murais outdoors sobre o atual presidente e ex-deputado Jair Bolsonaro, em função das eleições presidenciais do ano de 2018. Para atingir esse propósito, selecionamos recortes de outdoors para a análise; identificamos os componentes da lógica argumentativa que tencionam a persuasão do sujeito interlocutor (ou destinatário); e descrevemos a orientação da construção argumentativa dos outdoors tendo em vista os processos linguístico-discursivos que tratam do ex-deputado. Observamos que tais componentes fazem parte de um processo argumentativo capaz de provocar no sujeito interlocutor um questionamento para que este se posicione favorável ou contrariamente à proposta do sujeito argumentante a partir das premissas apresentadas.

Biografia do Autor

Julio César Paula Neves, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Graduado em Letras  Português / Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Participo como membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Produção de Discursos, vinculado ao CNPq (GPLPD/UFLA). Atualmente, minhas pesquisas estão direcionadas aos estudos na área de Análise do Discurso com ênfase em discursos da mídia, representações sociais e violência verbal.

Referências

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Publicado

2020-06-19

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Artigo