Inglês aplicado ao curso técnico em guia de turismo

Autores

  • Clauber Ribeiro Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Avançado Resende

Palavras-chave:

Língua Inglesa Aplicado ao Turismo. ESP. Multiletramento. Pós-Método.

Resumo

Diante do desafio de ministrar a disciplina de língua inglesa ao curso Técnico em Guia de Turismo, observamos a necessidade de adotar uma metodologia eficiente no que diz respeito às expectativas e à proficiência do nosso público-alvo, isto é: desenvolver habilidades de compreensão e produção oral, escrita e de leitura. Nesse caso, sabemos que há uma série de possibilidades de se trabalhar com o inglês, tal como explorar situações vinculadas à recepção de hotéis, aeroportos, guiamentos em cidades turísticas etc. Todavia, um dos impasses é como lidar com essas categorias perante um grupo com uma proficiência, muitas vezes, distinta. Em virtude disso, objetivamos apresentar algumas atividades realizadas em nosso plano de ensino, elaboradas como resposta ao referido caso, entre elas, temos: a) exercícios pertinentes ao funcionamento estrutural da língua; b) práticas de uso autêntico, por exemplo: apresentações de seminários explorando países falantes de língua inglesa, simulações de atendimentos em agência de turismo e leituras de textos da área específica. Para tanto, consideramos os conceitos vinculados ao Multiletramento (1996), tendo em vista as inter-relações com os contextos multiculturais e multisemióticos; a teoria do Pós-Método (2001), cuja ênfase reside na atuação prática (“pedagogia da prática”) e no papel autêntico dos discentes em ações significativas (“pedagogia da particularidade”); e no Inglês para Fins Específicos (2006). Por fim, analisaremos as contribuições das atividades desenvolvidas e seus resultados preliminares, enquanto subsídios para o maior domínio estrutural e temático da língua inglesa aplicada ao turismo.

Biografia do Autor

Clauber Ribeiro Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Avançado Resende

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Avançado Resende, atuando nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura. Doutor (2018) e Mestre (2013) em Letras, com especialidade na área dos Estudos Literários: Literatura e Vida Social, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis). Graduado em Letras (2010), com Licenciatura Plena (Português/Inglês) pela mesma Universidade. Membro do Grupo de Pesquisas em Línguas, Ensino e Aprendizagem (IFRJ/Niterói), bem como do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). Docente vinculado à Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Referências

ARIKAN, Arda. Postmethod Condition and its Implications for English Language Teacher Education. In: Journal of Language and Linguistic Studies. vol. 2, n.1, April, 2006, p. 1-11.

B. KUMARAVADIVELU. Toward a postmethod pedagogy. In: Tesol Qaurtely. vol. 35, n. 4, Winter, San José State University San José, California, United States, 2001, p. 537-560.

Cazden, Courtney et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library, p. 60-92.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. “Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para Reflexões sobre uma experiência suíça (francófona)”. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e (Org.) Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 45ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for Specific Purposes – a learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. (Estratégias de Ensino; 29).

Downloads

Publicado

2020-12-10 — Atualizado em 2023-03-21

Versões

Edição

Seção

Relato de Experiência