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O ensino da gramática na Educação Básica: o lúdico em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Gramática, Ludicidade, Formação de professores.

Resumo

O presente ensaio abordará a temática do ensino de gramática da Língua Portuguesa na Educação Básica, tendo como base o uso de estratégias lúdicas com intuito de propiciar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, tendo em vista que o ensino de gramática é de fundamental relevância e, algumas vezes, segue com obstáculos na efetivação do ensino. Este artigo fundamenta-se a partir da constatação de baixos índices nas avaliações nacionais, portanto é crucial se pensar em novas estratégias de ensino que venham suprir as falhas neste processo de aprendizagem. Esta pesquisa buscou por meio de análise bibliográfica compreender de que maneira é possível favorecer a aprendizagem dos alunos para o ensino de gramática, por meio de estratégias diferenciadas. A partir desse aspecto o trabalho objetiva pontuar a necessidade da utilização de atividades lúdicas e a realização de contextualização do conhecimento científico com o objetivo de promover uma aprendizagem mais efetiva.

Biografia do Autor

Sidney Lopes Sanchez Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pedagogo na Universidade Federal do Paraná - Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Fabiana Veríssimo de Alencar, Rede municipal de Ensino de Cornélio Procópio

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest (2019) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2007). Especialização em Políticas Públicas em Educação (UENP) e Especialização em Gramática da Língua Portuguesa (UNOESTE). Tem experiência na área de Educação, atuando com os temas: literatura marginal, ensino lúdico e variações linguísticas.

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Publicado

2020-06-19

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Edição

Seção

Ensaio