Multimodalidade: o conceito de multiletramento e a prática pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Multimodalidade, Multiletramento, Linguagem

Resumo

O ensaio propõe que professores e educadores de modo geral, adotem práticas pedagógicas com base nos conceitos de multimodalidade e multiletramento. As definições abordam como as múltiplas camadas de linguagens hoje presentes nos modos de comunicação humana atuam e interagem para a construção do sentido. Para a formação de produtores de texto competentes e leitores críticos, é preciso que profissionais informados e conscientes a respeito de como atua a multiplicidade de linguagens na sociedade contemporânea pode e deve ser usada no cenário da sala de aula.

Biografia do Autor

Leila Maria Taveira Monteiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira pela Universidade Federal Fluminense (2010) com foco na área de aquisição lexical e recursos multimediáticos em ambiente instrucional. Mestrado em Letras (2005) pela Universidade Federal Fluminense com foco em processos de interação para aquisição de vocabulário e atividades cooperativas para ensino e aprendizado de língua estrangeira, especialização em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (2002) pela Universidade Federal Fluminense e lincenciatura em Letras Portugês/Inglês (1995) pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência no ensino das quatro habilidades de lingua inglesa e, atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde trabalha em sistema de dedicação exclusiva com ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos e se dedica ao desenvolvimento de materiais didáticos.

Referências

CANNING-WILSON, Christine. Visual & Language Learning: Is There a Connection? ELT Newsletter, Article 48, February, 2001. Disponível em: http://www.eltnewsletter.com/back/Feb2001/art482001.htm.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures (Literacies). London: Routledge. 2nd ed. 2003. 368 p.

______; ______. (Eds.). Transformations in Language and Learning: Perspectives in Multiliteracies. London: Routledge. 2001. 152 p.

JOHNS, Ann M. The visual and the verbal: a case study in macroeconomics. English for Specific Purposes, v.17, n.2, p.183-97. 1998.

KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London: Routledge Falmer. 2010. 152 p.

______. Multimodality: Exploring Contemporary Methods of Communication. London: Routledge Falmer. 2009. 236 p.

______, G.; LEITE-GARCIA, R.; VAN LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: van DIJK, T. A.

El discurso como estructura y processo. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000. P. 21 – 66.

______.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the Grammar of Visual Design. London: Routledge Falmer. 2nd ed. 2006. 291 p.

LEMKE, Jay L. Travels in hypermodality. Visual Communication, v. 1, n. 3, p. 299-325. 2002.

MARTINS, Isabel Gomes Rodrigues. Visual Imagery in School Science Textbooks, In: GRAESSER Arthur C; OTERO, José; LEON, José A. (Eds.). The Psychology of Science Text Comprehension. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum. 2002. p. 73-90. 472 p.

MAYER, E. Richard. Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press. 8th ed. 2006. 210 p.

______. (Ed.) The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press. 2005. 663 p.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Narrativas Multimídia de Aprendizagem de Língua Inglesa: Um Gênero Emergente. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2007. Tubarão. Anais/Proceedings. (CD-ROM): UNISUL, 2007. Disponível em: http://www.veramenezes.com/publicacoes.html. Acesso em: 15 agosto 2009.

PETRIE, Gina Mikel. ESL Teachers’ Views on Visual Language: A Grounded Theory. The Reading Matrix, v. 3, n. 2, p. 137-68. 2003.

PINKER, Steven. Visual Cognition. Cambridge. MA: MIT Press. 1985. 290 p.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 128 p.

ROYCE, Terry. Multimodality in the TESOL Classroom: Exploring Visual-Verbal Synergy. TESOL Quarterly, v.36, n. 2, p. 191- 205. 2002.

Downloads

Publicado

2020-06-19 — Atualizado em 2023-03-21

Versões

Edição

Seção

Ensaio