Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-06-19. Leia a versão mais recente.

Sobre nós: os livros, as leituras e os leitores do Manual da paixão solitária

Autores

Palavras-chave:

Romance, Hipertextualidade, Moacyr Scliar

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo analisar "Manual da paixão solitária", de Moacyr Scliar, em relação a três aspectos: o livro enquanto materialidade (diferentes suportes e formatos); a leitura tanto na perspectiva das nossas impressões pessoais acerca da obra (experiência literária) quanto das construções de sentidos (processamento textual); o leitor apresentado no enredo (representações) e a partir de práticas leitoras do livro em questão (perfis). Para tal análise, utilizamos contribuições teóricas de Calvino (1990), Chartier (2008), Kleiman (2009), Larrosa (2015), Santaella (2004) e Wandelli (2003).


Biografia do Autor

Juliana Pádua Silva Medeiros, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Juliana Pádua Silva Medeiros, membro dos grupos de pesquisas "Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens" (USP), "O discurso pedagógico de Paulo Freire: confluências" (UPM) e "Literatura Infantil e Juvenil" (GEPLIJ/UNIFESSPA), doutoranda bolsista em Letras (UPM), mestre pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e graduada em Letras (FEF). Já atuou como resenhadora, arte-educadora e professora no Ensino Superior e na Educação Básica. Atualmente, é consultora/assessora, formadora e produtora de conteúdo na área de literatura para infância e juventude e seus diálogos com as artes, as mídias e as tecnologias, bem como com ateliê de linguagens. É coautora de 12 livros, entre eles "Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas", premiado, em 2017, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ - como Melhor Livro Teórico do Ano, além de receber o Selo Altamente Recomendável e fazer parte do catálogo da Feira de Bologna de 2018.

Jussane Cristine Orlandeli Pavan, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Jussane Cristine Orlandeli Pavan, membro do grupo de pesquisa "Literatura no contexto pós-moderno" (UPM), doutoranda bolsista em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e graduada pela mesma insitituição.

Referências

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 2008.

KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2009.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

LEVY, Pierre. A inteligência colectiva: para uma antropologia do ciberespaço. Lisboa: Ed. Instituto Piaget. 1993.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SCLIAR, Moacyr. Manual da paixão solitária. São Paulo: Companhia da Letras, 2008. [lelivros.site]

WANDELLI, Raquel: Leituras do hipertexto: viagem ao Dicionário Kazar. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Versões

Edição

Seção

Artigo