ATIVIDADES LABORATORIAIS DE MICROBIOLOGIA DO SOLO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Rogério Custódio Vilas Bôas, Maíra Akemi Toma, Ligiane Aparecida Florentino, Jessé Valentim Santos, Fatima Maria de Souza Moreira Maria de Souza Moreira

Resumo


Apesar de os micro-organismos do solo desempenharem papel fundamental nos ecossistemas terrestres, sua importância ainda é pouco conhecida entre a sociedade em geral. A maioria dos livros didáticos de Biologia no Ensino Médio não aborda esse tema, o que constitui uma negligência grave, pois conduz os estudantes a associarem os micro-organismos, principalmente, como causadores de doenças. O objetivo deste trabalho foi fornecer subsídios metodológicos para o ensino de Microbiologia do Solo no Ensino Médio. Foram realizados minicursos para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Lavras – MG no Laboratório de Microbiologia do Solo da Universidade Federal de Lavras. Foi adotada a metodologia investigativa orientada, na condução das aulas teóricas e práticas. Em atividades realizadas estudantes demonstraram adquirir conhecimento e maior percepção sobre a importância dos micro-organismos do solo comprovando que a metodologia adotada foi eficiente no processo de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN: 2176-1477