NATUREZA DA CIÊNCIA, CONTEÚDOS METACIENTÍFICOS E A SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE FÍSICA

Boniek Venceslau da Cruz Silva

Resumo


Questões relacionadas aos estudos da Natureza da Ciência e suas implicações ao ensino de Física são recorrentes na literatura especializada, com destaque às associadas ao “o quê”, “por que” e “como ensinar” conteúdos metacientíficos na sala de aula. Nesse ensaio, buscamos problematizar e resgatar algumas das principais discussões encontradas na literatura, desde a suposta definição para a questão do que seria a “Natureza da Ciência”, até implicações de algumas propostas embasadas, principalmente episódios históricos da Física. Por fim, chamamos a atenção para o fato de mais estudos que pretendam investigar o desenvolvimento do pensamento do professor durante o processo de construção, aplicação e avaliação de estratégias didáticas com finalidades de ensino de conteúdos metacientíficos nas aulas dessa disciplina.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1295

ISSN: 2176-1477