DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DAS REVISTAS CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS E RECREIO

Sheila Alves Almeida

Resumo


Este trabalho apresenta um breve estudo documental realizado em duas revistas infantis que publicam textos de divulgação científica. Embora a divulgação científica, em termos mais gerais, signifique a mesma coisa, cada esfera possui aspectos específicos do discurso em questão. Nessa perspectiva, refletir sobre as especificidades desse discurso considerando-se as características do discurso das revistas infantis é ampliar esse debate e adentrar formalmente as portas de um universo que também aflora com muitos embates. É no bojo dessas disputas que a divulgação científica para crianças se constitui como um campo de estudos que reafirma os usos sociais que a escrita propicia. Para tanto, foram analisados 79 artigos publicados entre os anos de 2009 a 2015. Assim, a perspectiva da presente investigação é compreender o discurso que é destinado à infância e refletir sobre a experiência de leitura com esses suportes. As duas revistas analisadas produzem textos de divulgação científica oriundos de diferentes esferas. Ressalta-se a importância das duas revistas para a experiência de leitura de textos relativos à ciência para as crianças.


Palavras-chave


divulgação científica; crianças; leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


BAREDES, C. Um livro de ciência para crianças é um livrinho de ciência? MASSARANI, L. (Org.) Ciência & Criança: A divulgação científica para o público infantoi-juvenil. Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, p. 61-64, 2008.

CHARTIER, A. M; et al. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

DERTONIO, H. A poética da mídia impressa para o público infantil – um estudo de caso da revista Recreio. Dissertação de mestrado, Faculdade Cásper Líbero. Junho, 2006.

GIERING, M. E. A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos. Revista do GEL (Araraquara), v. 5, p. 109-128, 2008.

GOUVEA, G. A Divulgação Científica para Crianças: o caso da Ciência Hoje das Crianças. Tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

____________. A revista Ciência Hoje das Crianças e práticas de leituras do público infantil. In: MASSARANI, L. (org). O pequeno Cientista Amador: a divulgação científica e o público amador. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2005.

GRILLO, S. V. C. A divulgação científica na esfera midiática. Revista Intercâmbio, v. 15: 1-10. São Paulo: LAEL/PUC – SP, 2006.

MASSARANI, L. (Org.) O pequeno cientista amador - a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2005.

MASSARANI, L. La divulgación científica para niños In: Reflexiones sobre a divulgación científica para niños < http://www.prbb.org/quark/17/017040.htm>. (Acesso em 16/02/2018). 2007

ROQUETTE-PINTO, E. A história natural dos pequeninos. In: MASSARANI, L. (org) O pequeno cientista amador - a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, P. 59-63. 2005

ROJO. R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – A apropriação dos gêneros de discurso na Escola. Linguagens em (Dis)curso – v. 8, n. 3,p. 581-612,set/dez. 2008.

TOROK. S. Falar de ciência para crianças: algumas dicas. IN: MASSARANI, L. (Org.). Ciência & Criança: A divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida, p. 49-54, 2008.

ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1032

ISSN: 2176-1477